O período de campanha eleitoral se aproxima e os partidos políticos já iniciaram a movimentação para as convenções partidárias que começam em 20 de julho, data estabelecida pela legislação eleitoral. São nas convenções que os partidos e federações escolhem os candidatos que vão disputar as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para realização das convenções termina em 5 de agosto.
A edição do Jornal Diário do Rio Claro de quinta-feira (4) traz quatro editais de convocação publicados pelos partidos Agir, Democracia Cristã, PMB e União Brasil. Por meio deles, as legendas informam as datas e horários das convenções e convocam os filiados a participar das reuniões.
Segundo o artigo 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Iara Aparecida Olímpio, presidente do diretório municipal do Agir, agendou convenção para o próximo dia 20, das 9 às 17 horas, na Avenida 2 com a Avenida Visconde do Rio Claro, 1.012. De acordo com o edital, além da escolha dos candidatos, os convencionais também deverão discutir “propostas de coligações com outras agremiações partidárias”, entre outros assuntos de interesse do partido e filiados.
Também no dia 20 de julho, no mesmo horário e local, será realizada a convenção do partido Democracia Cristã, cujo diretório municipal é presidido por Valmir de Jesus Pinton. A pauta de discussão inclui escolha dos candidatos, análise de propostas de coligações e sorte dos números para os candidatos ao cargo de vereador.
O PMB Rio Claro também realiza convenção no dia 20, das 9 às 17 horas, na Avenida 2 com a Avenida Visconde do Rio Claro, 1.012, conforme edital de convocação assinado pelo presidente Jeferson Ely Faganelo Laustenchlagner e pelo vice-presidente Paulo Cesa de Souza.
Por fim, União Brasil também se reúne no próximo dia 20, das 8 às 17 horas, no mesmo local dos demais. A executiva municipal da sigla é presidida pelo vereador Rodrigo Guedes. A ordem do dia da convenção inclui coligações partidárias, escolha dos candidatos aos cargos eletivos, sorteios dos números dos candidatos, limites de gastos e outros assuntos referentes às eleições de 2024 e de interesse do partido.
Conforme a legislação eleitoral, após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral.
Além do início das convenções partidárias, o dia 20 de julho é a data em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará o limite de gastos de campanha para os cargos que estarão em disputa. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro. O segundo turno do pleito, quando houver, será em 27 de outubro.
Por Edneia Silva / Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE