Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o GP da Grã Bretanha, na corrida mais disputada da temporada até o momento. O maior vencedor de Silverstone subiu ao lugar mais alto do pódio pela nona vez e chegou a sua vitória de número 104 na carreira, a nona em casa, estabelecendo o novo recorde de vitórias em um mesmo circuito – que dividia com o também heptacampeão Michael Schumacher.
Após cruzar a linha de chegada, o heptacampeão caiu em lágrimas e não conseguiu segurar a emoção.
Max Verstappen fez uma corrida sem erros, aproveitou a boa estratégia da Red Bull e terminou na segunda posição à frente de Lando Norris.
A McLaren. A equipe de Woking errou em dois momentos cruciais, que lhe custaram a vitória com Norris e um possível pódio de Oscar Piastri. Como resultado, Norris teve que se contentar com a terceira posição e Piastri com a quarta.
A Ferrari também não tomou boas decisões com Charles Leclerc, que foi apenas o 14º, mas Carlos Sainz garantiu a quinta posição em um corrida sem intercorrências.
Nico Hulkenberg, da Haas, foi o sexto colocado à frente da dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso, respectivamente na P7 e P8.
Alexander Albon, da Williams, em nono e Yuki Tsunoda, da RB, completaram a zona de pontuação do GP da Inglaterra.
Confira o resultado do GP da Inglaterra:
1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
11) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
14) Charles Leclerc (Ferrari)
15) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
16) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
17) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
OUT) George Russell (Mercedes)
OUT) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
F2: Hadjar se beneficia de punição contra Crawford e vence corrida 2; Bortoleto perde pódio da sprint
Neste domingo, Jak Crawford foi o primeiro a cruzar a linha de chegada de Silverstone mas, punido, perdeu a vitória da etapa da Inglaterra para Isack Hadjar. Crawford acabou em terceiro, atrás também de Zane Maloney. Gabriel Bortoleto foi o sexto, e Enzo Fittipaldi o oitavo após largar da vigésima colocação.
Bortoleto perde pódio da sprint- Na corrida sprint de sábado, Gabriel Bortoleto chegou em terceiro e garantiu o pódio. Contudo, a FIA o penalizou posteriormente e ele acabou na quarta colocação.
O brasileiro disputou o P3 com seu companheiro de equipe até a última curva em Silverstone. Na batalha, ele acabou ultrapassando os limites de pista e, após a corrida, a Federação o puniu em 5s por ter ganhado vantagem fora da pista, alegando que havia espaço para ficarem lado a lado e que, nesse caso, Gabriel deveria ter recuado. Com isso, ele caiu para o quarto lugar.
A próxima etapa da Fórmula 2 será disputada entre os dias 19 e 21 de julho, no circuito de Hungaroring, na Hungria.
Por E. Cortez / Foto: Instagram