O GP da Inglaterra vai ter um piloto da casa na pole-position, o que, por si só, já levantaria o público presente nas arquibancadas de Silverstone na tarde deste sábado (6). Mas foi mais do que isso: três ingleses alternavam na briga pela pole, mostrando um até inesperado domínio de McLaren e Mercedes. George Russell levou a melhor e conquistou a posição de honra.
O piloto virou em 1min25s819 e colocou 0s171 de vantagem para Lewis Hamilton. Sim, uma primeira fila inteiramente da Mercedes.
Lando Norris colocou a McLaren na terceira colocação para, pela primeira vez na história, formar um grid com três pilotos ingleses nas três primeiras posições de um GP da Inglaterra.
Ao lado de Norris, Max Verstappen sai na quarta posição. O tricampeão ficou longe da briga e ainda danificou o assoalho do carro no Q1 após passar fora da curva Copse.
Oscar Piastri foi o quinto, seguido por Nico Hülkenberg na Haas atualizada, que bateu as duas Ferrari. Carlos Sainz, Lance Stroll, Alexander Albon e Fernando Alonso finalizaram o top-10.
A corrida acontece neste domingo (07), com largada às 11h (horário de Brasília), e tem transmissão ao vivo da Band e também do Bandsports (televisão por assinatura).
Por E. Cortez / Foto: Jiri Krenek/Reprodução/Site/Mercedes