Palmeiras e Corinthians encerram a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (1). O Verdão está em 4º. lugar na tabela de classificação com 23 pontos ganhos vem de derrota para o Fortaleza por 3×0, fora de casa. Pra piorar, com a vitória do Flamengo neste domingo (30), no Maracanã, por 2×1, sobre o Cruzeiro, viu o Rubro-Negro carioca abrir vantagem de 4 pontos na liderança. A diferença, porém, pode cair para apenas 1 ponto, caso o Palmeiras triunfe sobre o Corinthians, logo mais à noite, em partida marcada para às 20 horas, na Arena Allianz Parque, em São Paulo.
O técnico do alviverde, Abel Ferreira não terá novamente à disposição o zagueiro paraguaio Gustavo Gomez, que serve a seleção de seu país na disputa da Copa América. O mesmo acontece em relação ao centroavante ao volante Richard Rios, que defende a seleção da Colômbia, assim como o centro avante Endrick, que atua pelo Brasil. Além deles, o volante Aníbal Moreno e o atacante Rony, suspensos, estão fora do jogo.
TIMÃO QUER INICIAR NOVA FASE
Vivendo situação oposta ao rival no Brasileirão, o Corinthians precisa da vitória no dérbi para sair da zona de rebaixamento. No momento, o Timão é o 18º. colocado com 9 pontos ganhos. Mas, se vencer, pula para a 16ª. colocação à frente de Atlético-GO e Vasco da Gama, que têm 11 e sai momentaneamente da zona da degola.
Em caso de derrota para o Palmeiras, ficará difícil a permanência do técnico Antonio Oliveira no cargo, uma vez que o profissional vem sendo muito cobrado pela diretoria e torcedores pelos maus resultados e pelo futebol abaixo da crítica, apresentado pela equipe alvinegra.
Na última rodada, o Corinthians ficou no empate de 1×1, em seus domínios, diante do Cuiabá. A boa notícia no Timão é o possível retorno do atacante Pedro Henrique, recuperado de lesão muscular. Porém, a lista de desfalques não é pequena para o dérbi. Fagner (lesão muscular na coxa), Diego Palacios (lesão no joelho), Romero (Copa América) e Félix Torres (Copa América) estão fora do clássico. Confira as prováveis escalações:
Palmeiras: Weverton; Mayke, Naves, Murilo (Rocha ou Vitor Reis) e Piquerez; Fabinho, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gabriel Menino; Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Corinthians: Matheus Donelli; Matheuzinho, Cacá, Caetano (Gustavo Henrique) e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Igor Coronado (Gustavo Mosquito), Wesley (Pedro Raul) e Yuri Alberto. Técnico: Antonio Oliveira.
O experiente árbitro FIFA Anderson Daronco estará no apito de Palmeiras e Corinthians.
Ao longo da história entre os rivais, os números demonstram equilíbrio. Foram 388 jogos disputados, com 138 vitórias do Verdão, 131 do Corinthians e 119 empates.
A partida Palmeiras x Corinthians, pela 13ª. rodada do Brasileirão, terá transmissão ao vivo pelo canal Premiere.
Confira os demais resultados da 13ª. rodada:
- Vasco da Gama 1 x 1 Botafogo
- Cuiabá 1 x 1 Bragantino
- Atlético-MG 1 x 1 Atlético-GO
- Grêmio 1 x 0 Fluminense
- São Paulo 3 x 1 Bahia
- Fortaleza 2 x 1 Juventude
- Criciúma 1 x 1 Internacional
- Vitória 0 x 1 Athletico-PR
- Flamengo 2 x 1 Cruzeiro
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians