Por meio do Decreto Legislativo 713/2024, de autoria do vereador Serginho Carnevale (PSD), a Câmara Municipal realizou a entrega do título de Cidadão Emérito ao padre Renato Luís Andreatto. A solenidade, que aconteceu na noite de quarta-feira (26/6) no plenário do Legislativo, foi presidida pelo autor da homenagem.
A mesa principal também contou com o prefeito Gustavo Perissinotto, a mãe do padre Renato, Maria Alice Andreatto, e os vereadores Val Demarchi (PL), Thiago Yamamoto (PSD), Adriano La Torre (Progressistas) e Vagner Baungartner (PSD), que assinam junto o decreto, e Hernani Leonhardt (MDB).
Natural de Rio Claro, padre Andreatto é o quarto filho do casal José Andreatto (in memorian) e Maria Alice Andreatto. Em 1987 sentiu o chamado vocacional e a convite do então pároco do Bom Jesus, padre Ermes, realizou experiência vocacional na Congregação de São Luís Orione.
Após trabalhar em diversas cidades, em 2018 voltou para Rio Claro. Assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em 2022 passou a atuar na Paróquia São João Batista, na Igreja Matriz de Rio Claro, onde permanece até os dias de hoje.
Serginho Carnevale assinalou, inicialmente, que homenagear uma pessoa em vida é expressar Justiça, verdade e principalmente sentimento. “Este título de Cidadão Emérito é uma forma que a Câmara encontrou para agradecer tudo que o Padre Renato faz por nós há muito tempo”, disse o vereador. “Ele sempre fala a palavra Avante. Na Bíblia significa seguir em frente, avançar na fé e no propósito de Deus. Muito obrigado, o senhor é um ser de luz!”, disse o autor da homenagem.
Gustavo Perissinotto destacou a importância da fé cristã na vida das pessoas. Lembrou que antes de Rio Claro se tornar um município era conhecida como a Vila de São João Batista. “Muito obrigado padre Renato por tudo o que senhor fez e ainda fará por nós. Na carreira religiosa, os padres só na aposentadoria se tornam eméritos. Mas hoje, aqui na Câmara, está sendo celebrado justamente. Não temos dúvidas que o senhor vai continuar nos orientando, nos guiando e dando bons conselhos”, pontuou o prefeito.
Outras manifestações:
“Quero agradecer a presença de todos que lotam este Plenário hoje, isso demonstra o carinho que a nossa cidade tem com o Padre Renato. O nosso homenageado transmite sentimento bom, é um ser de luz, gostaria de pedir que nos abençoe sempre, ore pela gente”, Adriano La Torre.
“É uma honra participar desta solenidade. O senhor tem prestado serviço de qualidade inquestionável há muito tempo em nossa cidade. É um homem abençoado. A liderança paroquial na Paróquia de São João Batista, a exemplo do que fez na Aparecida, é um exemplo para todos nós. Este momento é que nos dá satisfação de ocupar cargo público. Que Deus continue abençoando a sua vida”, Val Demarchi.
“A fila da confissão, de aconselhamentos, dá o tom do trabalho que o padre está desenvolvendo na cidade. O senhor está dando bons frutos em nossa cidade. A sua trajetória de fé nos inspira diariamente”, Thiago Yamamoto.
“O padre Renato tem espírito de liderança. Nasceu aqui em Rio Claro, foi batizado na Matriz de São João Batista e recebe essa linda homenagem na semana do Padroeiro. Muito obrigado, estamos aqui para agradecer!”, Vagner Baungartner.
“É uma felicidade participar desta solenidade. É uma honra entregar o título de Cidadão Emérito ao Padre Renato que simboliza a nossa fé católica”, Hernani Leonhardt.
Foto: Divulgação/Câmara Municipal