Crianças fazem mobilização contra a dengue no Jardim Brasília
Alunos da Escola Municipal Sylvio Araújo, localizada no Jardim São Miguel, realizaram na quarta-feira (26) de uma mobilização contra a dengue no Jardim Brasília, juntamente com integrantes do Comitê das Crianças e Agentes Ambientais da Escola Caic.
Ao conhecerem outras áreas da cidade, os estudantes da região do São Miguel puderam observar e comparar diferentes condições ambientais, compreendendo como a poluição, a gestão de resíduos, a falta de conhecimento, a preservação de áreas verdes e o uso sustentável dos recursos impacta a vida de todos.
Nas vias públicas do Jardim Brasília, os estudantes abordaram munícipes e testavam o conhecimento da população com perguntas sobre assuntos da dengue, orientando que o conhecimento verdadeiro de um assunto é uma ferramenta essencial no aprendizado. O evento teve a participação das equipes gestoras das escolas Sylvio Araújo e Caic.
Conforme ressaltam Vanessa Magri, Noeli Alves e Edison Andrade, do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, ao participarem das atividades no bairro, os estudantes aprenderam sobre a importância da colaboração e da responsabilidade coletiva, perceberam que a proteção ambiental não é apenas uma responsabilidade individual, mas sim uma tarefa coletiva, resultando em melhoria da qualidade do ambiente para todos. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Câmara entrega Moção de Aplausos à diretora do Procon
O presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos, esteve na tarde desta quinta-feira (27) na sede do Procon Rio Claro onde fez a entrega da Moção de Aplausos e Louvor à diretora Cátia Regina de Souza Gabeloni pelo trabalho desenvolvido desde 2022 em defesa do consumidor.
Pereira destacou que neste período o Procon Rio Claro atingiu a marca expressiva de 700 a 1.000 atendimentos por mês, recebendo denúncias diversas e sempre resolvendo os conflitos entre fornecedores e consumidores de forma pacífica.
“Essa Casa de Leis não poderia ficar omissa, sendo a nossa obrigação aplaudir com satisfação o trabalho realizado”, disse o presidente da Câmara ao entregar a moção. “Esta homenagem é justa. Estamos aqui para externar os parabéns para toda equipe do Procon por meio da Cátia Gabeloni que foi a responsável por articular todas as ações”, enfatizou Pereira.
Cátia Gabeloni agradeceu o reconhecimento do Legislativo e disse que os números só foram alcançados devido ao trabalho em equipe realizado pelos profissionais que atuam no Procon. “O prefeito Gustavo Perissinotto, a quem registro aqui meus agradecimentos pela confiança, sempre falou que a atenção maior era ser com as pessoas. E fizemos isso aqui. Com muita calma, tranquilidade e profissionalismo atendemos a todos resolvendo conflitos e buscando soluções diariamente. Agradeço minha equipe de trabalho. Sem ela, jamais conseguiria atingir os resultados positivos neste período”, finalizou a diretora. (Fonte: Divulgação)
Código de Arborização Urbana é aprovado pela Câmara Municipal
Foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão da última terça-feira (25) o projeto que institui o Código de Arborização Urbana de Rio Claro. A lei disciplina a arborização do perímetro urbano, impondo ao munícipe a corresponsabilidade com a prefeitura na proteção da flora, além de estabelecer diretrizes de planejamento, plantio, manejo, preservação e expansão da arborização e áreas verdes no território urbano do município.
Para o vereador Julinho Lopes (Progressistas), que solicitou a implantação do código há anos, o município necessitava de uma legislação específica. “O plantio de exemplares arbóreos no município é feito sem nenhum critério, em um primeiro momento parece ser benéfica, mas gera inúmeros problemas pela escolha errada do exemplar arbóreo”, ressalta o vereador.
Quem desrespeitar o código e suprimir a vegetação arbórea da cidade, sendo ela viva ou morta, sem a devida autorização legal será punido com advertência e multa. Também é considerada infração quem utiliza as árvores para fixação de cartazes, placas, suportes e fios.
A supressão e poda de árvores devem ser realizadas por profissionais habilitados e autorizados de acordo com as medidas técnicas estabelecidas no Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). A supressão das árvores terá compensação ambiental através do plantio de mudas. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação