Preocupados com a segurança, moradores do Bairro do Estádio, em Rio Claro, criaram o grupo Vizinhança Solidária formando uma corrente para troca de informações. A comunicação é feita por WhatsApp e os assuntos discutidos são restritos ao tema segurança e serviços públicos de interesse da comunidade.
O grupo foi criado há dois anos pelo servidor público Rui Barbosa, pré-candidato a vereador nas eleições municipais de outubro deste ano. Barbosa nasceu e mora no Bairro do Estádio, daí sua preocupação com a localidade, conforme informou em entrevista ao programa Diário MA TV, comandados por Maria Angela Tavares de Lima e Renata Fonseca.
De acordo com Barbosa, em conversa com outros moradores, ele percebeu a necessidade do grupo. “Somos moradores do Bairro do Estádio e, assim como em outras partes da cidade, temos observado um aumento na violência, incluindo pequenos furtos. Diante dessa situação, sentimos a necessidade de nos organizar e criamos um grupo de WhatsApp há dois anos, para facilitar a comunicação entre os moradores. Hoje, contamos com a participação de quase 70 famílias”, informa.
O grupo é administrado por duas pessoas: o comerciante Valdir Gandolfi e Rui Barbosa. Para facilitar a comunicada e manter o interesse dos participantes, foram criadas regras de uso que devem ser respeitadas. “No grupo, permitimos apenas assuntos relacionados à segurança, sendo proibidas outras postagens como saudações diárias, correntes e outros temas. Temos regras claras que todos devem respeitar. A adesão e participação dos moradores têm sido muito positivas”, explica Barbosa.
A proibição do envio de correntes e outras mensagens visa facilitar a comunicação para que as informações não se percam. Assim, quando uma postagem é feita, a pessoa sabe que realmente se refere a algum fato ou notícia importantes.
Os moradores que participam do grupo Vizinhança Solidária agem como “agentes” de segurança do bairro. Assim, se alguém perceber algo estranho ou indivíduos em atitude suspeita, o fato é rapidamente relatado no grupo para monitoramento e providências, além de alertar a comunidade.
As pessoas interessadas que quiserem colaborar podem participar do grupo comunitário. Para entrar no grupo, o morador do Bairro do Estádio deve entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9.9800-9933.
Além do Vizinhança Solidária, Rui Barbosa também falou sobre o grupo “Fotos Antigas de Rio Claro” no Facebook, que começou de forma despretensiosa com poucas fotografias, e hoje tem mais de 31.600 membros e um acervo de mais de 50 mil fotos. A postagem de fotos e fatos visa manter a viva a história da cidade.
A entrevista ao Diário MA TV na íntegra pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/live/8TcrTm3cfYs ou pelo QR Code ao lado.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro