Há exatos 73 anos, no dia 26 de junho de 1951 era fundada em Rio Claro, por um grupo de religiosos, a CSBM (Casa de Saúde Bezerra de Menezes), um hospital psiquiátrico de abordagem científica e ao mesmo tempo altamente humanitária.
Na época da fundação o ‘casarão’ da Avenida 25, entre as ruas 11 e 12 (antigo Hospital dos Lázaros), foi cedido à entidade sob regime de comodato, pelo governo municipal.
O antigo hospital de hansenianos foi adaptado para sua nova finalidade direcionado à área de saúde mental e inaugurado em 24 de junho de 1.960.
A CSBM, na cidade de Rio Claro, SP, integra a região do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba – DRS X, que abrange vinte e seis municípios, totalizando mais de 1,6 milhão de habitantes.
Desde junho de 2013, a CSBM, enquanto hospital psiquiátrico conveniado com o SUS, passou por um projeto de reestruturação, que visou a sua transformação em um serviço multifuncional, de caráter docente assistencial, denominado Centro Integrado de Atenção Psicossocial – CINAPSI.
“Todos os dias, enfrentamos desafios, mas cada obstáculo é superado com a certeza de que estamos aqui para fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Nosso compromisso é continuar essa missão com o mesmo amor e dedicação que nos trouxeram até aqui. Agradeço a toda a equipe, pacientes e à comunidade de Rio Claro e região por confiar em nós e nos apoiar todos esses anos. Juntos, vamos seguir construindo uma história de esperança e solidariedade. Parabéns à Casa de Saúde Bezerra de Menezes e a todos que fazem parte dessa linda jornada!”, falou Emerson Firmino, presidente da instituição.
A entidade é referência para internação psiquiátrica através do SUS para as 26 cidades que pertencem à Regional de Saúde X Piracicaba.
Foto: Reprodução Facebook