Um carro roubado em Rio Claro há quase dois anos foi recuperado em Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. A recuperação foi feita pela Polícia Rodoviária Federal, nos últimos dias.
Segundo o registro do caso, o veículo, um Honda Civic cinza metálico foi detectado em operação de combate ao crime no km 488 da BR 146, quando abordaram carro.
No decorrer da fiscalização, os PRFs perceberam que o automóvel estava com placas clonadas, e o veículo original havia sido roubado em setembro de 2022 em Rio Claro.
Diante do fato, o motorista foi preso e encaminhado, juntamente com o veículo para a Polícia Judiciária em Poços de Caldas.
O destino do carro após ter sido levado do proprietário em Rio Claro não é incomum segundo especialistas em segurança.
Eles apontam que um carro roubado pode ter vários destinos. A maioria esmagadora dos automóveis é usada para abastecer o mercado ilegal de peças, mas o veículo também pode ser utilizado em outros tipos de crimes, como em assaltos e esquemas de clonagem.
O que fazer quando se tem um veículo furtado ou roubado e depois recuperado:
- Localizar o Boletim de Ocorrência elaborado quando do crime;
- Se dirigir ao local onde o veículo se encontra, levando o B.O.;
- Chegando ao local, conferir o estado geral do carro, os registros da localização, e checar se há cobrança de despesas como taxas de guincho, diárias do pátio, etc. Não pagar nenhuma taxa sem conferir os direitos previstos em lei;
- Elaborar um outro Boletim de Ocorrência se houver negativa de observância a esses direitos;
- Se não houver cobranças indevidas, apresente o B.O. elaborado na época do crime ao delegado de plantão da unidade da Polícia Civil onde está registrada a localização do veículo. Apresente também seus documentos pessoais, comprovante de residência, além do CRV (Certificado de Registro do Veículo), que comprova que ele é de sua propriedade;
- Aguarde o procedimento padrão de liberação que pode levar de 10 a 15 dias, período em que o carro pode ter que passar por perícia, por exemplo se tiver sido utilizado por criminosos para alguma prática ilícita. Mantenha toda a documentação relativa ao crime e à recuperação/liberação do veículo muito bem guardados para apresentar em caso de questionamentos posteriores. Não hesite em procurar a ajuda de um bom advogado se tiver mais dúvidas.
Foto: Polícia Rodoviária Federal