Partida decisiva tem neste sábado (22) a seleção brasileira feminina de vôlei na Liga das Nações. Única equipe invicta na competição, o Brasil entra em quadra para enfrentar o Japão na semifinal em busca de uma vaga na grande final do torneio. A partida está marcada para as 10h30 (horário de Brasília) em Bangkok, na Tailândia. O jogo terá transmissão ao vivo da Sportv 2 (TV fechada) e Volleyball World TV (VBTV – streaming).
Nesta sexta-feira (21), o técnico José Roberto Guimarães definiu as 14 jogadoras para o duelo. O treinador terá disponível elenco composto pelas levantadoras Macris e Roberta; as opostas Tainara, Kisy e Ana Cristina; as ponteiras Gabi, JúIia Bergmann, Pri Daroit e Rosamaria – que também atua como oposta; as centrais CaroI, Diana e Thaisa; e as líberos Natinha e Nyeme.
O Brasil chegou na fase final da VNL 2024 após uma campanha invicta na primeira fase da competição, com 12 vitórias em 12 jogos. Já nas quartas de final, a equipe brasileira derrotou a Tailândia por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/23) na quinta-feira (20).
Enquanto isso, o Japão foi o quinto colocado na fase inicial da Liga das Nações, com oito triunfos e quatro derrotas. Nas quartas de final, o Japão venceu a China por 3 sets a 0 (25/21, 25/21 e 25/22).
O retrospecto é positivo para o Brasil. Os times já duelaram na primeira fase classificatória, e a seleção brasileira venceu a equipe japonesa, de virada, no tie-break (3 sets a 2). Mas o jogo não será fácil, visto que é muito difícil jogar contra as japonesas que têm um sistema defensivo muito forte. Além disso, o Japão venceu a China nas quartas de final, então não dá para vacilar.
Se vencer a partida de hoje, o Brasil disputará o título às 10h30 deste domingo (23) contra o vencedor de Itália e Polônia, que jogam a outra semifinal às 7 horas deste sábado (22).
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/Volleyball World