Terminou um outono quente, até meio parecido com o verão e agora começou um Inverno que, ao menos nesses primeiros dias, terá temperaturas similares às da primavera… A confusão (e anormalidade climática) está oficializada desde ontem, às 17h50, quando começou o inverno no Hemisfério Sul.
Boa parte do Brasil, e Rio Claro e região inclusive, permanecem com temperaturas muito acima da média para a estação que deveria ser a mais fria do ano.
Segundo a Climatempo, de hoje até pelo menos a próxima terça-feira, os termômetros vão ultrapassar 30°C, batendo nos 32ºC no dia 24, segunda-feira.
Ou seja, o inverno começa, ainda, sob a influência do veranico, apresentando madrugadas e inícios de manhãs frias e tardes quentes.
Os meteorologistas têm afirmado que o Inverno deste ano não será de longos períodos de dias com temperaturas muito baixas, pelo contrário. As quedas mais acentuadas nos termômetros serão pontuais. E a Região de Rio Claro também não deverá ter, ao menos nas próximas semanas, temperaturas mínimas muito reduzidas, ficando sempre acima de 10, 11, 12 e até acima de 15 graus.
A estiagem que marca o período deve se manter firme por mais algumas semanas, nas quais não há previsão de chuva ou, nos dias em que existe a probabilidade ela é mínima e com baixos índices pluviométricos.
A recomendação dos especialistas da área da Saúde para o período são de se evitar atividades físicas intensas no período entre 10h e 16h, ingerir muita água e usar filtro solar.
Pessoas idosas, crianças e portadores de doenças respiratórias podem sentir mais o impacto de tanta secura, sendo recomendado o uso de umidificadores, ou truques caseiros como colocar uma bacia com água no quarto, próxima à cabeceira da cama, que também pode receber uma toalha molhada, para minimizar os efeitos da baixa umidade e favorecer as vias respiratórias.
Foto: Reprodução