Eram 14 crianças quando o projeto Guarda Bacana começou, em 18 de junho de 2022. E hoje, a iniciativa beneficia mais de 160 rio-clarenses, entre crianças e adolescentes periféricos, educados através do esporte, e cultivando valores essenciais para o desenvolvimento da cidadania plena.
Criado pela Associação dos Guardas Civis Municipais de Rio Claro, e mantido com recursos da Lei de Incentivo Fiscal da Prefeitura, o projeto Guarda Bacana tem por objetivo ensinar valores através do esporte e integrar as crianças e os guardas civis do município, tem como visão se tornar referencial para todos e como valores a amizade a disciplina, o respeito ao próximo e às autoridades.
No projeto as crianças e adolescentes fazem aulas de futebol, boxe e jiu-jitsu. As aulas de futebol acontecem aos sábados a partir das 8h30 na Escola Municipal Hamilton Prado. As de boxe e jiu-jitsu são às quartas-feiras, a partir das 19h no salão de eventos da Paróquia de São Francisco de Assis, no Jardim Panorama.
“Somos um projeto esportivo direcionado a crianças e adolescentes, moradores de bairros periféricos, que tem como objetivo aproximar a polícia das comunidades e ensinar valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito ao próximo”, explicam os idealizadores.
O projeto tem o intuito de aproximar as crianças da Corporação e homenageia o Guarda Civil Reginaldo Raimundo da Silva que faleceu em 2021, vítima da Covid-19. Da Silva tinha o apelido de “Bacana”, gostava de esportes e era muito querido pela Corporação.
Foto: GCM de Rio Claro