O município de Santa Gertrudes iniciou nesta terça-feira (18) a vacinação contra a dengue. A vacina é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante é aplicado em pessoa dessa faixa etária, independente se teve ou não dengue.
A informação foi divulgada pela prefeitura em suas redes sociais. De acordo com a administração municipal, o esquema vacinal é composto de duas doses, sendo a aplicação com intervalo de três meses.
A vacina está disponível em cinco locais: Margarida Polak, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h, e de terça-feira, das 13h às 14h30; João Buschinelli, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h, e de terça e quinta-feira, das 13h às 14h30; Catarina Caetano Demarchi (Jequitibás), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h; PSF Antonio Zonta (Bom Sucesso), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h, e quarta-feira das 13h às 14h30; e Dalva Timoni (indaiá), de segunda a quinta-feira, das 13h às 14h30, e às sextas-feiras, das 8h às 11h.
Os pais ou responsáveis devem levar documento pessoal da criança ou adolescente, cartão de vacina e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Mas atenção. Após a infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal, ou seja, para tomar a vacina. Se houver dúvida se deve ou não vacinar a criança ou adolescente que estiver fazendo tratamento de saúde, os pais ou responsáveis devem consultar o médico.
Além de Santa Gertrudes, a vacinação contra a dengue também será realizada em Rio Claro, Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Cordeirópolis. Em Analândia, a vacinação começa nesta quinta-feira (20), na ESF (Estratégia Saúde da Família) Dona Ivone Schalch localizada na Avenida 2, nº 361, Centro. Nos demais municípios, ainda não há informações sobre a imunização.
Por Redação DRC / Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil