A seleção brasileira masculina de vôlei inicia nesta terça-feira (18) a terceira etapa Liga das Nações (VNL) 2024. O Brasil entra em quadra para enfrentar a Holanda. A partida terá início às 6 horas (horário de Brasília), em Manila, nas Filipinas.
O técnico Bernardinho definiu nesta segunda-feira (17) os 14 jogadores relacionados para o confronto com a Holanda. A lista inclui os levantadores Brasília e Cachopa; os opostos Alan e Darlan; os ponteiros Adriano, Leal, Lucarelli, Lukas Bergmann e Maurício Borges; os centrais Flavio, Isac e Lucão; e os líberos Honorato e Thales.
Outros três jogadores estão inscritos para a terceira semana da Liga das Nações e podem ser utilizados por Bernardinho nas próximas partidas em Manila – o técnico envia uma nova lista de 14 atletas antes de cada jogo. São eles: Bruninho (levantador), Arthur Bento (ponteiro) e Judson (central).
O levantador Bruninho, que ficou de fora da lista principal por lesão, segue evoluindo no trabalho de recuperação de um estiramento na panturrilha esquerda sofrido durante a etapa de Fukuoka, no Japão. Ele treinou com o grupo, mas não jogará contra os holandeses.
A seleção brasileira tem 16 pontos e está em sexto lugar na classificação geral, com cinco vitórias em oitos partidas disputadas na competição. No último jogo da segunda semana da VNL, o Brasil venceu a Polônia por 3 sets a 1. Por outro lado, os holandeses têm apenas três vitórias no torneio e ocupam a 13ª posição na tabela com nove pontos. A Holanda precisa vencer para se manter na disputa por uma vaga nos playoffs.
Com base no retrospecto dos confrontos entre os dois times, o Brasil leva vantagem. Os dois times se enfrentaram nove vezes, sete vitorias brasileiras e duas holandesas. Dois desses duelos ocorreram na Liga das Nações, com vitória verde-amarela por sets a 0 em ambas as partidas.
Além da Holanda, nessa terceira etapa da competição, a equipe de Bernardinho ainda tem pela frente os Estados Unidos (20/06 – 8h), o Canadá (21/06 – 4h e a França (23/06 – 4h). Já a Holanda vai encarar o Irã (20/06 – 4h), Japão (21/06 – 8h) e Canadá (22/06 – 4h).
Pela fase classificatória da Liga das Nações, cada uma das 16 seleções participantes faz 12 partidas ao longo de três semanas. As oito melhores equipes da fase classificatória avançam para as finais, em Lodz, na Polônia, que acontecem de 27 a 30 de junho.
Por Redação DRC / Foto: FIVB/Divulgação