O GP Santa Cruz do Sul, da Copa Truck, foi concluído com duas corridas bastante movimentadas no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG). O traçado localizado na Zona da Mata Mineira recebeu a quarta etapa da temporada 2024, que seria originalmente realizada na cidade gaúcha, que levou o nome da prova e terá toda a renda do evento revertida para impulsionar o comércio local, diretamente afetado pela tragédia com as enchentes no Rio Grande do Sul.
O domingo foi muito especial para dois pilotos que debutaram no rol de vencedores da Copa Truck na categoria Pro: experiente e dono de título brasileiro de caminhões, Leandro Totti (Iveco) subiu ao topo do pódio pela primeira vez na categoria. Foi também o primeiro triunfo da Vannucci Racing na categoria principal.
Na Corrida 2, quem ficou em primeiro lugar na Pro pela primeira vez foi Victor Franzoni (Mercedes-Benz), talentoso piloto com formação no automobilismo norte-americano que agora conhece a glória correndo entre os brutos com a Tiger Team.
As duas corridas mexeram bastante no campeonato, que agora tem empate na primeira colocação entre Felipe Giaffone e Wellington Cirino, com 107 pontos cada. Logo atrás, com 106, aparece André Marques. Paulo Salustiano subiu para quarto, com 102. Outro que também avançou na tabela foi Danilo Dirani, que agora tem 83 pontos.
Roberval Andrade tem 74, dois a mais que Victor Franzoni. Raphael Abbate tem 69, contra 66 de Beto Monteiro, e Fabio Fogaça vem em décimo, com 63.
A quinta etapa da temporada 2024 da Copa Truck está marcada para os dias 3 e 4 de agosto no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Por E. Cortez / Foto: Duda Bairros