Jamie Chadwick venceu de ponta a ponta a sexta etapa da temporada 2024 da Indy NXT no domingo (9). O triunfo é o primeiro da britânica na categoria de base da Indy, se tornando também a primeira mulher a vencer desde Pippa Mann na etapa de Chicagoland, em 2010.
A vitória de Chadwick, além de encerrar o jejum feminino de 14 anos sem vencer na Indy NXT — contabilizando o período em que o campeonato se chamava Indy Lights —, é o primeiro de uma pilota em circuito misto na categoria.
A segunda posição ficou com Louis Foster, que travou bom duelo com Jacob Abel e tentou atacar Chadwick na segunda metade.
Abel completou a prova em terceiro, sendo seguido por Reece Gold, quarto ao final das 20 voltas da prova. O grupo dos cinco melhores ainda contou com o brasileiro Caio Collet, que faz sua primeira temporada na categoria.
Com Nolan Siegel escalado para substituir Agustín Canapino na Juncos na Indy, a HMD escolheu Kiko Porto para ocupar o #39. O brasileiro terminou a prova na 12º colocação após largar em 18º e ainda ter se envolvido em um toque com James Roe no início da corrida.
A próxima etapa da Indy NXT será disputada entre os dias 22 e 23 de junho, quando haverá uma rodada dupla no circuito de Laguna Seca.
Melhor estreante, Collet sobe para terceiro na classificação da Indy NXT
Após largar em sexto na sexta etapa da Indy NXT em Road America, o brasileiro Caio Collet andou praticamente toda a corrida na quarta colocação, mas perdeu para Reece Gold o posto na última relargada, finalizando na quinta posição.
O piloto da HMD Motorsports mostrou bom ritmo de prova e chegou a disputar uma posição no pódio em prova marcada por três intervenções do safety car e uma bandeira vermelha.
Na décima volta Caio reduziu a diferença para apenas dois décimos de segundos e passou a pressionar ainda mais seu concorrente pelo pódio. Neste momento a bandeira amarela foi acionada e o safety car entrou na pista.
Duas voltas mais tarde aconteceu a relargada e Collet seguia no quarto lugar; o piloto se mantinha próximo a Foster e Jacob Abel na disputa pelo terceiro e segundo lugares.
Na 17ª volta a corrida foi paralisada com a entrada do safety car e na sequência com bandeira vermelha após um acidente envolvendo dois concorrentes na entrada da primeira curva.
A corrida foi reiniciada e na largada Collet caiu para o quinto lugar. O piloto do carro #18 da HMD Motorsports ainda tentou o contra-ataque, mas após 20 voltas completadas não houve mais tempo para reação.
Mesmo com esse resultado, o brasileiro subiu na classificação e agora está em terceiro lugar no campeonato.
“Estou feliz com mais um resultado positivo na categoria. Estamos em uma sequência sólida nas últimas etapas que tem sido muito boa para o campeonato. Terminamos no top5 e isso nos coloca na terceira posição do campeonato. Agora vamos trabalhar para a próxima etapa em Laguna Seca para voltar ao pódio”, disse ele.
Classificação do campeonato – top5
1.Jacbo Abel – 256 pontos
2.Louis Foster – 237
3.Caio Collet – 179
4.Nolan Siegel – 177
5.Reece Gold – 156
Por E. Cortez / Foto: Divulgação