Com nova ciclovia, Rio Claro ganha mais 4 quilômetros de via para ciclistas
Rio Claro está ampliando em mais de 50% a extensão dos atuais sete quilômetros de via para ciclistas. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário está construindo quatro quilômetros de ciclovia em toda a extensão das avenidas Visconde do Rio Claro e Tancredo Neves.
“Valorizar e estimular o uso de bicicletas vai ao encontro do que existe de mais moderno em termos de trânsito e mobilidade urbana”, comenta o prefeito Gustavo, lembrando que, além de ciclovias, Rio Claro conta ainda com cerca de 35 km de ciclofaixas.
A estrutura principal da ciclovia, que já foi feita em toda a extensão da Avenida Visconde do Rio Claro, está sendo finalizada pela prefeitura no trecho final da Avenida Tancredo Neves, via contígua à Visconde, no Jardim Inocoop.
A ciclovia está ocupando as faixas que durante décadas serviram de canteiro central nas duas avenidas. Para ampliar a segurança dos ciclistas, gradis de proteção estão sendo colocados nas laterais.
A nova ciclovia é uma das obras mais importantes dos últimos anos no trânsito do município rio-clarense. Conhecido por sua topografia plana, Rio Claro se caracteriza pela grande quantidade de bicicletas que transitam pelo município.
A revitalização das avenidas Visconde e Tancredo incluem outros serviços, como novos semáforos, já instalados. Os equipamentos agora são inteligentes, com contadores regressivos. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Arteris Intervias lança site para divulgar cães resgatados e disponíveis para adoção
A Arteris Intervias lançou uma página com fotos e informações sobre cães resgatados nas rodovias administradas pela concessionária para incentivar a adoção dos animais. O material está disponível no site da Arteris e pode ser acessado no link: https://www.arteris.com.br/nossas-rodovias/intervias/me-adota. Todos os animais estão em boas condições de saúde, são castrados, vacinados e vermifugados, e esperam encontrar um lar cheio de amor.
A página faz parte da campanha Me Adota realizada pela Arteris para incentivar a adoção de animais domésticos recolhidos nas estradas e reduzir acidentes, preservando a segurança dos usuários e da própria fauna, em alinhamento com a agenda ESG da empresa. Além do portal, a concessionária também realiza feiras itinerantes de adoção.
Interessados em adotar os cães devem entrar em contato com a concessionária pelo e-mail: meadota.intervias@arteris.com.br. A pessoa deve apresentar um documento pessoal com foto (como RG ou CNH) e assinar um termo de responsabilidade.
Os animais resgatados nas rodovias passam por avaliação veterinária e recebem o tratamento necessário para recuperação, se estiverem feridos. Após a reabilitação completa e caso não haja procura por parte dos tutores no prazo de 30 dias, eles são disponibilizados para adoção. A Arteris Intervias possui diversos cães, que ficam abrigados em uma clínica parceira da concessionária onde recebem todos os cuidados necessários. (Fonte: Divulgação)
Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo
O Brasil completou, na última quarta-feira (5), dois anos sem casos autóctones, ou seja, com transmissão em território nacional, do sarampo. Com isso, o país poderá retomar a certificação de ‘livre de sarampo’. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde.
A certificação de país livre do sarampo foi conquistada pelo Brasil em 2016. O intenso fluxo migratório de países vizinhos, a partir de 2018, especialmente da Venezuela, associado às baixas coberturas vacinais, reintroduziu o vírus em território nacional.
Segundo Ministério da Saúde, desde 2019, no entanto, o número de casos de sarampo está em queda. Caiu de 20.901 registros, naquele ano, para 41 casos, em 2022. O último caso foi confirmado em 5 junho de 2022, no Amapá.
“Para que o Brasil possa continuar sem casos, é fundamental alcançar coberturas vacinais de, no mínimo, 95% de forma homogênea, visando a proteção da nossa população diante da possibilidade de ocorrência de casos importados do vírus e reduzindo assim o risco de introdução da doença. Além do que, garante a segurança até mesmo das pessoas que não podem se vacinar”, afirma, em nota, o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti.
No início de maio, o país recebeu a visita da Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita na Região das Américas e do Secretariado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o objetivo de dar continuidade ao processo de recertificação do Brasil como livre da circulação de sarampo e com sustentabilidade da eliminação da rubéola e da síndrome da rubéola congênita (SRC). (Fonte: Agência Brasil)