PF e Receita Federal apreendem medicamentos e drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo
A Polícia Federal apreendeu, nos últimos dias, em ações distintas e em conjunto com a Receita Federal, medicamentos, skunk, metanfetamina e cocaína no Aeroporto Internacional de São Paulo. No primeiro caso uma passageira que desembarcou de voo procedente da Turquia foi conduzida à delegacia da PF, em razão da retenção efetuada pela Receita Federal de 203 unidades de medicamento para diabetes, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento.
A passageira também não havia feito a declaração fiscal e o devido recolhimento do imposto. Fiscais da Anvisa foram acionados e efetuaram a interdição do material, pois ficou clara a intenção comercial de sua importação. Neste mesmo dia, ocorreram outras duas apreensões: Uma brasileira que desembarcou de voo procedente do Amazonas, foi flagrada pela Receita Federal com quase 14 Kg de skunk dentro de sua mala. A substância ilícita foi encontrada com o auxílio do raio-x móvel.
Ela foi conduzida à PF, onde recebeu voz de prisão. Em outra ação, fiscais da Receita encontraram mais de 2 Kg de metanfetamina em uma mala não retirada das esteiras, que foi reclamada por um homem de nacionalidade chinesa. O suspeito foi conduzido à PF onde, em seu depoimento, disse aos policiais que vive nas ruas em São Paulo e foi abordado por dois homens e coagido, sob ameaça, a vir até o aeroporto retirar a mala, que está em nome de outra pessoa.
Os homens o teriam colocado em um táxi e entregado a etiqueta da bagagem. Por fim, no dia 1º deste mês, uma sul-africana tentou embarcar para a Etiópia com quase 6 kg de cocaína. Ela foi flagrada e presa pelos policiais federais que operam o scanner corporal e fiscalizam os passageiros no controle migratório.
Polícia Militar estoura fábrica clandestina bebidas em Piracicaba
A Polícia Militar estourou neste domingo, dia 2, uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas no bairro Jardim Aurora, conhecido como IAA, em Piracicaba. Bebidas foram apreendidas e uma pessoa que responderia pelo local foi localizada e identificada. Conforme a polícia, os agentes receberam uma denúncia de que havia um homem armado no bairro.
Ao chegarem no local, o suspeito viu a corporação e correu para dentro da sua casa. Ele chegou a tentar se desfazer de uma réplica de arma de fogo que segurava. Na abordagem os PMs também encontraram uma faca com o suspeito. Ele tentava esconder várias garrafas de bebida e, ao ser questionado, confessou que as produzia e falsificava, segundo a Polícia Militar. Os agentes descobriram que na própria casa do suspeito funcionava uma fábrica clandestina de produção e falsificação das bebidas. Durante a busca no local foram apreendidos materiais para preparação dos produtos e rótulos falsificados.
Entre os itens apreendidos estão mil litros de álcool etílico, tonéis para fabricação de destilados, barricas de uísque, 310 litros de uísque, galões com essências, aromatizantes, garrafas e um galão de vodca, além de utensílios para embalar os produtos falsificados.
Maio Amarelo tem recorde em fiscalizações, eventos e novo Infosiga em SP
A edição 2024 do Maio Amarelo terminou com um saldo positivo de atividades para um trânsito mais seguro nas cidades paulistas. Foram mais de 100 ações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), em todo o estado, e um recorde de Operações de Direção Segura Integrada (ODSI) em comparação ao mesmo mês do ano passado.
A arrancada do novo Infosiga, a programação especial de palestras da Escola Paulista de Trânsito (EPT) e a ativação de uma campanha de mídia educativa nos principais meios e veículos de mídia também estão entre os destaques de uma agenda que encampa um movimento internacional pela vida no trânsito. Só de ODSI, a dois dias do fim do mês já haviam sido realizadas 62 pelo estado – 55% mais que em maio de 2023, quando foram feitas 40 operações.
O número de veículos fiscalizados passa de 49 mil, com 1.265 recusas ao bafômetro, 66 infrações por direção sob influência de álcool e dez por crime de trânsito. A operação busca conscientizar e prevenir os sinistros causados pela mistura de álcool e direção. A iniciativa conta com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
O trabalho de conscientização é reforçado pela chegada do novo Infosiga, o portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, do Detran-SP. Reestruturada ao longo de catorze meses, a plataforma detran.sp.gov.br/infosiga foi ao ar em 16 de maio com novas funções e informações, como o ranking de mortalidade no trânsito no estado, que mostra as cidades com vias mais letais, análises avançadas com gráficos inclusive em 3D, e comparativos entre critérios diversos, como faixa etária, gênero e meio de transporte.