Alunos da escola Zita de Godoy entrevistam produtora direto da Coreia
No programa “Conversas Sábias” de setembro de 2023, alunos da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo entrevistaram Gabriela Naves, uma produtora de conteúdo brasileira e intercambista na Coreia do Sul. Gabriela compartilhou sua experiência e deu dicas sobre como estudantes brasileiros podem participar de intercâmbios.
Gabriela, que vive na Coreia há dois anos, inicialmente foi para passar três meses, mas acabou ficando mais tempo e começou a universidade. Ela se interessou pela Coreia após assistir dramas coreanos e mergulhar na cultura do país. A forma mais fácil de ir para a Coreia, segundo ela, é por meio de intercâmbios de línguas.
Para estudantes interessados em intercâmbios, Gabriela aconselhou ter boas notas para conseguir bolsas de estudo, como a GKF oferecida pelo governo coreano. Ela também mencionou a importância de preparação financeira, sugerindo atividades como vender brigadeiros para juntar dinheiro.
Gabriela destacou pontos positivos e negativos de sua experiência. Entre os positivos, estão aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura e fazer amigos de todo o mundo. Nos negativos, ela apontou a saudade da família e da comida brasileira e perder momentos especiais com os entes queridos.
Ela também mencionou alguns choques culturais, como o hábito dos coreanos de esbarrarem nas ruas e a comida apimentada. No geral, sua estadia na Coreia tem sido uma fase de grande amadurecimento e conhecimento cultural.
Texto escrito pelo aluno prwguicinha estudante da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, sob curadoria de Rafael Cristofoletti Girro e Bryan de Souza Brasil, alunos da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza; de Isabelle Gouveia de Almeida, Maria Clara França Machado e Henrique Martins Fernandes alunos do Colégio Eduq; de Giovanna Silva Ribeiro e Gabriela Dotta Misson, alunas da Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes; todos pertencente à Rede Camões de jornais escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação