Josef Newgarden está no topo de novo. O americano da Penske repetiu o feito de 2023 e se tornou o sexto piloto na história das 500 Milhas de Indianápolis a vencer a prova em dois anos consecutivos.
E assim como no ano passado, veio com drama: devolveu uma ultrapassagem em Pato O’Ward, da McLaren, na última volta.
O mexicano Pato surgiu com força e guardou o ataque para o último giro, engolindo o americano na curva 1, mas não contava com o retorno de Newgarden na curva 3, igualando o feito de 2022, quando também acabou derrotado na reta final da corrida.
O hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, chegou no terceiro lugar. Após sair de 21º, acertou na estratégia mais uma vez e chegou na reta final com chances de vitória, chegando a liderar várias voltas, mas não teve gás o suficiente para ganhar. Alexander Rossi, que também brigou pela vitória com a McLaren, cruzou a linha de chegada em quarto.
Atual campeão da Indy, o espanhol Álex Palou finalizou na quinta posição, seguido pelo pole-position Scott McLaughlin, que apesar de comandar a metade inicial da corrida, perdeu muito terreno após o último pit-stop e ficou fora até do top-5. Quatro vezes vencedor das 500
Milhas de Indianápolis, Hélio Castroneves cometeu um erro no último pit-stop com a Meyer Shank e acabou apenas na 20ª colocação.
A corrida do também brasileiro Pietro Fittipaldi foi encerrada ainda na primeira volta. Ele largou em 28º, não conseguiu escapar da confusão gerada pela rodada de Tom Blomqvist, que acabou coletando Marcus Ericsson. O piloto da RLL até tentou escapar, mas um toque de Callum Ilott foi determinante para bater no muro.
A Indy retorna já no fim da semana, com o GP de Detroit, no dia 2, em circuito de rua montado no centro da principal cidade do Michigan.
Por E. Cortez / Foto: Instagram