Prosseguem em Rio Claro as ações da GCM (Guarda Civil Municipal), através do GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) para combate à perturbação do sossego por meio do tráfego de veículos emitindo excesso de ruídos. As situações mais frequentes envolvem motocicletas extremamente barulhentas.
Como no último, na tarde da última segunda-feira, dia 20, quando o GAM fazia patrulhamento pela Rua 16 com Avenida da Saudade, na Consolação.
Os agentes se depararam com uma motocicleta Honda CG 150 Titan KS cinza sendo conduzida por um rapaz e a moto tinha o escapamento adulterado
A base legal para a ação dos guardas é a Lei Municipal 5468/2021, que trata do ruído excessivo de escapamento mediante aferição. A moto foi reprovada pois apresentou a emissão de 105 decibéis, sendo o limite 99 decibéis, conforme a legislação.
O motociclista teve o veículo apreendido e recolhido ao pátio de guincho credenciado e ainda vai arcar com uma multa no valor de 300 UFMRC (Unidades Fiscais do Município de Rio Claro) o que, em valores atuais, passa de R$ 1.300,00.
Foto: GCM