Passeios de bike em Limeira incentivam prática de ciclismo e conscientizam sobre trânsito seguro
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promove dois passeios ciclísticos em referência ao Maio Amarelo – movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Neste domingo (19), será realizado o 1º Passeio Ciclístico Kids, no Parque Cidade. A concentração começa às 8h. A participação é gratuita e aberta a todas as crianças, basta levar a bicicleta. Não há necessidade de inscrição. Para o público adulto, haverá o 1º Passeio Ciclístico do Trânsito. O evento será no dia 26 (domingo) e a concentração começa às 7h30, em frente da Leal Bike, na Rua Evaristo Olivato Filho, 1.113, no Jd. Caieiras. A saída está prevista para as 8h e os ciclistas irão percorrer um trajeto de 23 quilômetros. O ponto de chegada será no Bike Life Container, localizado na Rua Pedro Zaccaria, 785, no Jd. Nova Itália. Todo o caminho receberá o monitoramento de agentes de trânsito. Em razão do tamanho do percurso, o passeio será voltado exclusivamente ao público adulto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 23, para tanto, basta ir até a Leal Bike (apoiadora de ambos os passeios) e apresentar documento com foto. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, a ideia das atividades é orientar ciclistas sobre as práticas seguras em seus deslocamentos, e ao mesmo tempo, conscientizar demais motoristas quanto à atenção indispensável aos ciclistas, visando a um trânsito seguro e gentil.
Golpe da maquininha: Polícia de SP descobre esquema e prende 5 integrantes de facção
Cinco homens suspeitos de integrar uma facção criminosa que comandava um esquema de fraudes para lavagem de dinheiro na internet foram presos em flagrante na terça-feira (14), após investigações da Polícia Civil de São Paulo. Todos já tinham passagens por crimes de estelionato, em que as vítimas eram enganadas pelo bando que atuava na Baixada Santista. A prisão foi feita por policiais do Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, em bairros de Praia Grande, no litoral paulista. Foram apreendidas máquinas de cartão usadas para retirar dinheiro das vítimas e mais de R$ 20 mil em espécie. As investigações conduzidas pela 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) identificou que o bando estava aplicando os golpes por meio digital e usava a estrutura montada para lavar dinheiro. Os suspeitos passaram a ser monitorados. A Polícia Civil encaminhou o caso à Justiça, que emitiu os mandados de busca. As investigações identificaram que o bando estava aplicando os golpes por meio digital e usava a estrutura montada para lavar dinheiro, inclusive do tráfico de drogas. Os suspeitos, que passaram a ser monitorados, usavam contas falsas para movimentar o dinheiro. A Polícia Civil encaminhou o caso à Justiça, que emitiu os mandados de busca. A equipe foi até os locais indicados pela investigação e flagrou o bando. Nas casas dos suspeitos, uma arma de airsoft do tipo fuzil, uma máquina de contar dinheiro, 24 cartões bancários, máquinas de cartões, além de três carros usados pela facção foram apreendidos. As máquinas eram “preparadas” para mostrar no visor valor diferente do informado à vítima no momento de passar o cartão. Os cinco suspeitos foram encaminhados ao Deic de Santos, onde a ocorrência foi registrada como estelionato. Eles permanecem à disposição da Justiça.
Primeira equipe de bombeiros de SP retorna do Rio Grande do Sul (RS) após cerca de mil salvamentos
Grupo de 33 militares foi substituído pelo mesmo número de profissionais, que continuam a ajudar as vítimas das chuvas no estado. A primeira equipe de bombeiros paulistas enviada ao Rio Grande do Sul (RS) para ajudar o governo local no resgate das vítimas das enchentes retornou nesta segunda-feira (13) a São Paulo. Uma outra equipe com o mesmo número chegou no estado gaúcho no fim de semana para dar continuidade aos salvamentos. O desastre que aconteceu no estado é visto como “sem precedentes” por quem estava na missão. “Nunca vi um cenário tão catastrófico em 19 anos de carreira”, descreveu o sargento Marcel Carvalho, que passou cerca de dez dias na linha de frente dos resgates no RS. O bombeiro participou do salvamento de quatro pessoas e dois cachorros que caíram de um barco em Eldorado do Sul, na última quarta (8). Os 33 militares que estavam no Sul desde 1º de maio resgataram 814 pessoas e 170 animais. As buscas e os salvamentos tiveram apoio de dois cães, de oito viaturas e sete embarcações, que permanecem no local para dar suporte à nova equipe paulista. O grupo médico também prestou mais de 80 atendimentos ambulatoriais à população e aos policiais que atuavam nas ocorrências. O apoio das forças de segurança de São Paulo foi fundamental para o salvamento de muitas vidas. “Em geral, quando chegamos ao local o desastre já aconteceu, mas no RS ainda teve uma evolução e só depois veio a estabilização. A nossa presença foi um diferencial naquela situação de início”, diz o tenente Felipe Flora, responsável pelo planejamento das operações e organização de dados no Sul. As informações são do Governo Estadual.