Um maio quente e totalmente seco. Temperaturas que bateram em 32 °C, entre 5 °C e 8 °C acima da média para o outono. E zero chuva. Assim está sendo, ao menos até agora, o mês de maio em Rio Claro.
Desde o início do mês até ontem, dia 15, segundo dados de estações meteorológicas e satélite do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) compilados pela Climatempo, Rio Claro permanecia sem chuva, sendo que a média histórica para o mês é de 58 milímetros.
E nos próximos dias o clima deve continuar seco, com as temperaturas máximas acima dos 30ºC, apesar de uma ligeira queda nas mínimas, que durante a próxima semana ficarão entre 17ºC e 18ºC.
Só há uma previsão baixa de chuva para o próximo dia 19, mas, ainda assim, se vier, serão apenas 2 milímetros. E até ontem, os dados climatológicos apontavam uma chance de apenas 14% dessa chuva realmente ocorrer.
Após a passagem de uma frente fria que veio da Argentina e derrubou drasticamente as temperaturas nos estados do Sul do Brasil, no Sudeste ela teve pouco impacto e ao longo desta semana dá lugar novamente à área de alta pressão que deve manter os dias quentes e sem qualquer precipitação, o que pode fazer com que este mês de maio seja um dos mais secos da história da cidade.
Foto: Arquivo público