Terça-feira (14) de movimentação no Indianápolis Motor Speedway para a 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, etapa mais importante do calendário 2024 da Indy e parte integrante da Tríplice Coroa do Automobilismo Mundial.
A programação mantém o formato dos anos anteriores, com uma sequência de treinos livres na semana que antecede a etapa, antes da classificação, que define o grid de largada da prova, sendo realizada um fim de semana antes.
As 500 Milhas serão a quinta etapa da temporada 2024 da Indy. A categoria chega para a mítica prova com Álex Palou na liderança do campeonato, com 152 pontos, contra 140 de Will Power, 127 de Scott Dixon e Colton Herta e 107 de Felix Rosenqvist.
Com 33 vagas disponíveis no grid e 34 inscritos, como reza a tradição um deles será eliminado no domingo, quando termina a qualificação.
Entre os inscritos neste ano teremos dois brasileiros. Correndo sua primeira temporada completa na categoria, Pietro Fittipaldi fará sua estreia na prova pela Rahal Letterman Lanigan Racing. Do outro lado, Helinho Castroneves retorna com a Meyer Shank Racing em busca da sua quinta vitória na prova, o que o isolaria como o maior vencedor da história.
A programação de treinos começou e no sábado, a primeira fase da qualificação está marcada para às 13h. Os 12 mais rápidos voltam à pista no domingo (pole day), em duas fases. No mesmo dia acontece a definição das posições da última fila e de quem fica de fora da prova do dia 26.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação