Centro de atendimento a pacientes com dengue acolhe 120 pessoas nas primeiras horas
Rio Claro colocou em funcionamento nesta segunda-feira (6) o centro de atendimento a pacientes com dengue. Na manhã deste primeiro dia, até às 12 horas, o novo serviço atendeu 120 pacientes. O novo centro de atendimento de saúde é voltado exclusivamente para pessoas com sintomas de dengue e funciona diariamente, incluindo finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam, na Rua 11, entre avenidas 30 e 32, Santana.
“Para facilitar o acesso dos pacientes, a prefeitura fez alteração no itinerário da linha Vila Olinda, que agora passa em frente ao centro especializado em atendimento dengue. Nos dias úteis, a partir das 6 horas, o ônibus sai da estação a cada 55 minutos”, destaca o prefeito Gustavo.
No centro de atendimento o paciente passa por triagem, acolhimento, atendimento médico e, se necessário recebe no local hidratação e medicação. A estrutura inclui também espaço para pacientes que precisem ficar em observação, ambulância e realização de exames laboratoriais.
“As pessoas com sintomas de dengue devem recorrer exclusivamente ao novo centro para atendimento. Em casos urgentes de outras doenças, o atendimento permanece nas UPAs”, explica Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Na implantação do centro de atendimento o município conta com R$ 2 milhões devolvidos pela Câmara Municipal ao poder Executivo.
A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados, o que inclui eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais. Também é fundamental para evitar novos casos da doença utilizar meios de evitar a picada do mosquito transmissor (telas, mosquiteiros, repelentes, inseticidas liberados para uso doméstico, vestimentas que não exponham a pele). As pessoas que estão diagnosticadas com dengue devem usar repelentes para que não passem o vírus para outras pessoas. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Pacientes com câncer contam com programa de atendimento odontológico
Em Rio Claro, pacientes oncológicos têm acesso a programa de atendimento odontológico, o Odonto Cuida, da Fundação Municipal de Saúde. O atendimento pode ser buscado desde o diagnóstico oncológico e também durante e após o tratamento.
O programa conta com uma equipe de cirurgiões dentistas altamente qualificada, que presta o atendimento odontológico especializado em qualquer momento do tratamento oncológico. Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Rio Claro.
“Para ter acesso ao programa, os pacientes oncológicos do município devem solicitar encaminhamento ao médico oncologista e se dirigirem ao CEO para agendamento de consulta”, explica Sérgio Ciantelli, que coordena o Centro de Especialidades Odontológicas.
Desde a implantação do programa, em fevereiro de 2022, mais de 400 pacientes oncológicos de Rio Claro e região já foram atendidos e mais de 2.000 atendimentos realizados. O programa foi um dos temas abordados por equipe da Fundação de Saúde em atividade organizada pela Rede Rio-Clarense de Combate ao Câncer Carmem Prudente, no mês passado. A palestra, intitulada “O papel da Odontologia no Tratamento Oncológico”, levou a pacientes, familiares e cuidadores informações sobre os serviços odontológicos realizados a este público.
A equipe de patologia e oncologia do Centro de Especialidades Odontológicas do munícipio falou sobre a importância do cirurgião dentista oncologista como parte integrante da equipe multiprofissional do tratamento oncológico e como a atuação desses profissionais podem trazer qualidade de vida para os pacientes. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Chega a 364 o número de municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas
A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (6), aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 pessoas feridas no estado.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu o estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul. A portaria com a lista das cidades foi publicada nesse domingo (5), em edição extra do Diário Oficial da União. Pouco antes, uma primeira portaria com 265 municípios chegou a ser publicada, mas foi revista em uma nova edição.
Na última quinta-feira (2), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já havia reconhecido a situação em todo o estado, seguindo o decreto estadual publicado no dia anterior. Os temporais afetam mais de dois terços dos municípios gaúchos, e o reconhecimento da situação de calamidade facilita o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. De acordo com nota divulgada pela comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no estado nesse domingo, 14,5 mil pessoas foram mobilizadas nas três instâncias governamentais para as operações que resgataram, até o início desta semana, mais de 25 mil pessoas. (Fonte: Agência Brasil)