A MotoGP oficializou seu regulamento técnico para a temporada de 2027. O campeonato espera reduzir a velocidade das motos através do motor e também por uma restrição aerodinâmica.
A partir de 2027, o tamanho do motor será reduzido de 1.000cc para 850cc. Isso diminuirá as velocidades máximas, tornando o esporte mais seguro, e aumentará a quilometragem, o tornando mais eficiente e sustentável.
O diâmetro máximo será reduzido de 81 para 75 milímetros, o que também limitará o desempenho. Isso torna os motores mais relevantes para a estrada, ao mesmo tempo que garante que seguirão fazendo a MotoGP tão espetacular como é.
Para tornar o esporte ainda mais eficiente, o número máximo de motores permitidos para cada piloto em uma temporada também será reduzido, de sete para seis.
Além disso, a MotoGP correrá com combustível 100% sustentável a partir de 2027 – subindo dos 40% mínimos desde 2024. Como parte dos novos regulamentos, a capacidade do depósito de combustível também será reduzida, de 22 litros para 20, e os pilotos poderão usar 11 litros durante a Sprint.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação