Blanca Auxiliadora Dugarte Corredor, 50 anos, é uma mulher trabalhadora como outras milhões que existem no Brasil e no mundo. Mas há algumas diferenças em seu perfil e rotina profissional que chamam a atenção.
A venezuelana que adotou Rio Claro há mais de 10 anos, combina nada menos do que três atividades profissionais: analista em uma empresa de locação de equipamentos para construção, com franquias em todo o Brasil e no exterior, professora de idiomas e cantora. Tudo isso ainda mais incrementado pelos papeis de mãe, esposa e dona-de-casa.
Como ela consegue se desdobrar em tantas? Contando com aquilo que infelizmente, para muitas mulheres, especialmente no Brasil, ainda é um sonho: ajuda. Divisão de tarefas entre todos os membros da família.
Recente pesquisa do site revelou que no Brasil, 83% das mulheres dizem conciliar o emprego com tarefas domésticas e cuidados com idosos e crianças, acumulando dupla jornada de trabalho. Das 742 pessoas do gênero feminino que responderam à pesquisa, 45% atestam não ter ajuda de parceiros ou redes de apoio. As respostas foram dadas à Infojobs entre fevereiro e março deste ano por participantes entre 18 e 60 anos.
Neste Dia do Trabalho, conheça melhor o perfil e a rotina dessa rio-clarense adotiva, e veja que a história dela nos motiva a refletir o quanto o Brasil perde pelo fato de muitas mulheres arcarem sozinhas com jornadas duplas, triplas… se todas exigissem e tivessem o respeito que merecem, mais Blancas poderiam estar, por opção e não só por necessidade, contribuindo muito mais para o progresso do País.
Diário do Rio Claro: Como você equilibra suas responsabilidades como professora de espanhol, cantora e analista em uma empresa de aluguel de equipamentos?
Blanca: As três profissões têm horário, isso me ajuda muito cumprir com as três. Só as preparações das aulas que aí consigo fazer nos horários livres. O trabalho na empresa é das 7H até às 17h, as aulas quase todas as noites e com a banda ou de sexta ou de sábado à noite.
Diário do Rio Claro: Quais são os maiores desafios que você enfrenta ao conciliar três empregos diferentes?
Blanca: Não é fácil, mas tentar estar ao 100% para cumprir com cada compromisso da melhor forma possível, chegar pontual, a hora é o que mais me deixa nervosa.
Diário do Rio Claro: Como você organiza sua rotina diária para dar conta de todas as suas atividades profissionais e ainda cuidar da casa?
Blanca: Graças a Deus eu não faço tudo sozinha, na minha casa todas as tarefas estão divididas, e eu conto com minha mãe, graças a ela consigo fazer tudo. Todos os dias acordo muito cedo, deixo o café pronto, enquanto isso meu marido prepara as marmitas de nosso almoço, minha mãe prepara o almoço do dia e fica o nosso para o outro dia, a janta é muito leve, então meu marido ou meu filho ou eu mesma preparam. Agora, a movimentação forte de limpeza é no final de semana (rsrsr) aí tudo mundo pega forte (risos).
Diário do Rio Claro: O que te motiva a seguir em frente e manter essa jornada tripla de trabalho?
Blanca: Minha família, tanto os que estão aqui comigo como os que ficaram na Venezuela.
Diário do Rio Claro: Você acredita que sua experiência em múltiplas áreas profissionais te torna uma pessoa mais resiliente? Como?
Blanca: Acredito muito sim, agora é que estou mais tranquila, mas antes de ser CLT era uma loucura, tinha que fazer muitas coisas para cumprir com todas as responsabilidades. Sempre fui uma pessoa de fazer muitas coisas, mas desde que meu status aqui no Brasil mudou de estudante bolsista (2012-2016) para refugiada no final de 2016 minha situação mudou drasticamente, acho que foi tão rápido que não deu tempo de pensar e nem de decidir muito, ou corria ou corria.
Diário do Rio Claro: Quais são as estratégias que você utiliza para lidar com o estresse e a pressão do dia a dia?
Blanca: Rir muito… deixar os problemas em casa … mesmo eles ficando na minha cabeça para encontrar uma solução, tento não me apavorar, porque acredito que tudo vai dar certo, aprendi que tudo tem solução… oro bastante, acredito muito em Deus e sei que ele é quem me dá a força para conseguir. Também tento fazer caminhada de uma hora umas três ou quatro vezes na semana, isso é muito importante para mim, de fato quando alguém me conta algum problema ou tristeza, mando dar caminhada…
Diário do Rio Claro: Qual conselho você daria para outras pessoas que também estão tentando equilibrar múltiplos empregos e responsabilidades?
Blanca: Respeitar os horários de cada emprego e gostar do que faz. Sei que as vezes a situação não permite você encontrar o que gosta, mas não desista.
Diário do Rio Claro: Como você encontra tempo para investir em si mesma e em seus hobbies enquanto administra seus três empregos?
Blanca: Olha, eu deixo os finais de semana para fazer alguma coisa que precise, mesmo seja só dormir (rsrsrs)… Trabalho e exercícios só durante a semana.
Diário do Rio Claro: Em sua opinião, qual é o papel do Dia do Trabalho na valorização e reconhecimento dos profissionais que, assim como você, se dedicam a múltiplas atividades?
Blanca: Para ser sincera, é pouco reconhecido, infelizmente até agora não vi… falando por mim, talvez outros sejam valorizados, tomara que sim.
Diário do Rio Claro: Como você vê o futuro do trabalho, especialmente para aqueles que têm que lidar com múltiplos empregos, à luz das mudanças recentes no mundo profissional?
Blanca: Olha, o ideal seria não ter tantos trabalhos, mas infelizmente muitos de nós sim, precisamos. Com tantas mudanças no mundo atual, cada dia são muitos desafios que temos que enfrentar no trabalho, o ideal é ter um tempo para seguirmos preparando, continuar estudando ou fazer cursos de aprimoramento para estar preparados para qualquer momento.
Foto: Divulgação