Em comemoração ao Dia do Ferroviário – 30 de abril, a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) organizou uma exposição itinerante, que apresenta a história da indústria ferroviária na formação do Brasil. Em Rio Claro, a exposição ficará na antiga estação ferroviária, no Centro, até o dia 8 de maio, das 8h às 17h, com acesso livre ao público. A abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (30) e contou com a presença de autoridades locais e da indústria ferroviária.
Estiveram presentes o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD); o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani; o presidente da CBFA, Dennis Ramos; a diretora de marketing da CBFA, Clarisia Ramos; o chefe de gabinete do vereador Hernani Leonhardt (MDB), Thalison Mendes, além de funcionários da CBFA, ferroviários, ex-ferroviários e público em geral.
A exposição – que chegou a Rio Claro por intermédio do vereador Hernani Leonhardt – reúne painéis que explicam um pouco sobre a ferrovia, e peças exclusivas, algumas no tamanho original, para que os visitantes entendam como são desenvolvidas no parque industrial, proporcionando, dessa forma, uma experiência enriquecedora.
A história dos ferroviários no Brasil remonta ao século XIX, quando as primeiras ferrovias começaram a ser construídas. Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida também como Estrada de Ferro de Mauá.
O projeto foi financiado pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, que, por esse suporte, recebeu o título de Barão de Mauá. A inauguração contou com a presença especial da Imperatriz Tereza Cristina e do imperador Dom Pedro II.
Naquela época, o transporte ferroviário era um importante meio de transporte para pessoas e mercadorias. Os ferroviários eram responsáveis por operar as locomotivas, as linhas e todo o sistema de transporte ferroviário.
Ao longo do tempo, as ferrovias se tornaram mais modernas e eficientes, mas os ferroviários continuaram a desempenhar um papel fundamental no setor. Hoje, eles são responsáveis por operar trens de carga e passageiros, garantir a manutenção da infraestrutura ferroviária e a segurança dos usuários.
“Nosso objetivo é celebrar as conquistas dos ferroviários, mostrar a importância da indústria ferroviária na formação do Brasil e um pouco de sua história no desenvolvimento de várias cidades, das quais Rio Claro faz parte”, disse Dennis D’Araújo Moniz Ramos, CEO da CBFA.
Foto: Divulgação