Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba recebe 14 novas viaturas e 4 motos para renovação da frota
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) recebeu 14 novas viaturas e quatro motocicletas para renovação e modernização da frota de patrulhamento. A entrega oficial foi realizada na manhã da terça-feira, 23/04, durante a cerimônia de aniversário dos 121 anos da GCM, que aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, com a presença de autoridades do governo municipal, Legislativo, Judiciário e representantes das forças de segurança municipal e estadual.
Os novos veículos foram locados por meio de licitação. São 14 Volkswagen T-Cross 0Km, equipados e adesivados com a identificação visual da corporação, além de quatro motocicletas Suzuki Modelo V Strom650 XT, 0Km, também equipadas. Os novos veículos permitem que a corporação amplie, renove e modernize a frota, otimizando os serviços oferecidos à população.
Polícia Ambiental flagra mineradora ilegal e prende três em Jaguariúna
A Polícia Ambiental flagrou em funcionamento no último dia 23 uma mineradora que extraía areia ilegalmente às margens do Rio Atibaia, em Jaguariúna. Três pessoas foram presas. A corporação informou que esteve no local no fim de semana, mas não houve flagrante. Nesta terça, no entanto, policiais retornaram à área após denúncias de vizinhos e confirmaram o crime.
Além das prisões, foram apreendidos um caminhão e um trator no local. Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, cerca de 20 caminhões de areia já haviam sido extraídos desde o fim de semana. Os presos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Campinas, onde a ocorrência será registrada.
Mãe aciona 190, e policiais ajudam a salvar recém-nascido engasgado em SP
Policiais militares salvaram um recém-nascido engasgado com leite na região da Vila Formosa, zona leste de São Paulo, no fim de semana. A mãe acionou o 190 ao perceber que o filho, de dez dias, estava sem respirar e ficando roxo. As equipes chegaram na casa da família em menos de três minutos. As imagens das câmeras corporais dos agentes mostram o momento em que eles chegam na rua e encontram a mãe que, desesperada, pede ajuda. Os policiais sobem a escada da casa e um deles pega o bebê do colo da avó e começa a realizar a manobra de Heimlich.
Segundos depois, o recém-nascido expele o leite e começa a chorar, indicando que havia voltado a respirar. A mãe e a avó do menino foram levadas ao hospital, para verificar se estava tudo bem com o bebê. A criança se engasgou com o leite feito com fórmula infantil, uma vez que a mãe estava com ingurgitamento mamário (leite empedrado).
Ao ligar para o 190, a mulher recebeu orientações do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) sobre como realizar a manobra, mas não conseguiu fazer com o que o filho voltasse a respirar. O sargento Murilo Fernandes da Silva Vieira foi o responsável por realizar a manobra de Heimlich no bebê. Ele contou que estava na base do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, quando foi acionado pelo Copom para atender a ocorrência. O recém-nascido recebeu avaliação médica e foi liberado sem nenhuma sequela. As informações são do governo estadual.