A Câmara Municipal realizou na noite da terça-feira (23/4), Dia Mundial do Escoteiro, sessão solene para a entrega da Medalha de Mérito Escoteiro. A homenagem segue decreto legislativo de autoria da ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) e a solenidade foi presidida pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB).
A mesa principal presidida por Hernani Leonhardt contou também com o prefeito Gustavo Perissinotto, a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme; o presidente do MDB de Rio Claro, Bruno Oliveira; o coordenador nacional de Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil, Ronan Reginatto; a coordenadora distrital do Ramo Escoteiro Carolinne Bortolin Zaros (que representou o comissário distrital do 26º Distrito Escoteiro, Marco Aurélio Penteado); a diretora-presidente do Grupo Escoteiro Marechal Rondon Morgana Rosa Russo; e com a diretora administrativa do Grupo Escoteiro Santa Cruz Janaina Sarti.
A Medalha de Mérito Escoteiro, de acordo com o decreto legislativo, é destinada a integrantes do movimento escoteiro filiados a União dos Escoteiros do Brasil como homenagem e reconhecimento pelo mérito pessoal, bons serviços prestados à cidade, ou serviços dignos de especial destaque, valor desportivo, cultural e escoteiro.
Do Grupo Escoteiro Marechal Rondon, os homenageados foram Pedro Rosa Russo, Ramo Escoteiro e Beatriz Rosa Russo no Ramo Lobinho; e Eduardo Sartori Rego, Ramo Escotista e Ronaldo César Figueiredo, no Ramo Sênior.
Do Grupo Escoteiro Santa Cruz, os homenageados foram Luana Ferreira Del Antonio, Ramo Escoteiro e Cecília Sarti Lapola no Ramo Lobinho; Giovanna Banco Nogueira – Ramo Sênior; e Thaís Marina Donato Sanchez – Ramo Escotista.
Dia Mundial do Escoteiro
No dia 23 de abril comemora-se o Dia do Escoteiro em boa parte do mundo. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do escotismo – na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos. Hoje em dia, mesmo sem o caráter de “santo”, Jorge da Capadócia continua sendo referência para os escoteiros.
B-P justificou a escolha de São Jorge apontando que suas qualidades são as mesmas que se espera encontrar em um escoteiro. Em seu livro “Escotismo para Rapazes”, ele explica: “Esta (referindo-se à lenda do dragão) é exatamente a maneira pela qual um escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior os mais assustadora que pareça ou por mal equipado que esteja para a luta. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem. O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia, todos os bons escoteiros fazem questão de meditar sobre a promessa e a lei escoteira”.
Foto: Divulgação/Câmara Municipal