Rio Claro registra 205 casos de dengue em quatro dias
Rio Claro registrou 205 novos casos de dengue nos últimos quatro dias e agora tem 1.350 confirmações da doença, de acordo com números divulgados nesta terça-feira (23) pela Vigilância Epidemiológica do município. No boletim de sexta-feira (19) eram 1.145 casos. Neste ano o município registrou quatro óbitos pela doença e três suspeitas estão em investigação.
Os bairros com mais casos da doença continuam sendo o Jardim Novo 1 (187 casos) e Jardim Novo 2 (90 casos). No Jardim das Palmeiras a quantidade de casos é 87 e no Centro, 51.
A Fundação de Saúde, conforme anunciou no mês passado, reforçou as equipes e a estrutura de atendimento nas duas unidades de pronto atendimento do município.
No entanto a prevenção é fundamental para evitar o aumento dos casos. Números do Ministério da Saúde apontam que 75% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão nos domicílios.
O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais. Rio Claro tem coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, coleta seletiva, ecopontos que abrem inclusive nos fins de semana e feriados e operação cata bagulho passando mensalmente nos bairros. (Fonte: Divulgação)
Samu ministra treinamento a integrantes da Cipa da Saúde
Na sexta-feira (19), membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro participaram de treinamento sobre primeiros socorros.
A atividade foi ministrada pelo enfermeiro Jefferson Moreira Alves, em iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rio Claro em parceria com a Cipa da Fundação de Saúde.
“O objetivo é promover uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, além de proporcionar conhecimento para que os servidores saibam como agir diante de um acidente e possam prestar assistência de forma imediata, minimizando assim riscos à saúde dos envolvidos”, destaca José Pedro S. Pacheco, presidente da Cipa da Fundação de Saúde. (Fonte: Divulgação)
Fundos sociais de solidariedade realizam encontro em Rio Claro nesta quarta-feira
A prefeitura de Rio Claro, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade, realizará a partir das 9 horas desta quarta-feira (24), no Centro Cultural, o I Encontro de Primeiras-damas e Presidentes de Fundos Sociais Municipais da Região Administrativa de Campinas.
A proposta de realizar o encontro foi apresentada na reunião, de outubro passado, da Frente Parlamentar em Apoio aos Fundos Sociais, coordenada pela deputada estadual Ana Carolina Serra.
O encontro em Rio Claro tem como principal objetivo promover a troca de experiências entre os municípios da região em relação aos projetos de desenvolvimento social realizados pelas prefeituras dos municípios participantes.
“Acreditamos que o compartilhamento de boas práticas e a colaboração entre os diversos municípios contribuirão significativamente para o fortalecimento das ações sociais em nossa localidade”, afirma Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro.
No encontro também será discutida a constituição de um conselho regional composto por autoridades administrativas da região administrativa de Campinas, iniciativa que visa aprimorar as políticas públicas e promover o trabalho colaborativo entre os municípios.
“Esse conselho buscará ampliar a eficácia das ações sociais em nossa região, promovendo o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento da cooperação entre os diferentes entes municipais”, explica Bruna Perissinotto. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação