Prefeito em Itirapina por cinco mandatos, o prefeito José Maria Cândido, mais conhecido como Zé Maria, entende que nos próximos anos os municípios vão continuar com o pires na mão, sem chances reais de conquistar recursos para investimentos, principalmente aqueles com menos de 50 mil habitantes.
“A crise econômica vai muito longe, porque a disputa política nacional será leonina, uma verdadeira guerra pelo poder e pelos interesses pessoais, além de ideológicos, impedindo as reformas urgentes e as mudanças que são necessárias.
Há muita gente ganhando altos salários no Poder Público e com muitos benefícios, enquanto o trabalhador normal da iniciativa privada ganha muito pouco. É um Pais de muitas injustiças sociais. Então, não há esperança de mudanças rápidas.
A não ser que os eleitores decidam eleger pessoas que realmente falem a verdade e tenham força política para mudar o Brasil. Mas não acredito, pois o sistema político é caótico, só favorece alguns poderosos e as mudanças em favor do progresso ficam para trás”, reflete Zé Maria.
Confira na sequencia a entrevista completa com o Prefeito de Itirapina:
Diário: O país vive uma crise econômica/financeira já há algum tempo? Quando você venceu a eleição, tinha consciência das dificuldades que encontraria?
Zé Maria: Assumi a Prefeitura de Itirapina pela quarta vez em 2013 e não tinha noção da crise econômica que viria pela frente. Fui reeleito sob essa grave crise e observo que ela continua a mesma, ou seja, prejudicando cada mês mais os municípios onde as pessoas moram.
Não há mais recursos federais ou estaduais como antes. Tudo que vem é pingado, quando vem. A maior parte das obras são abandonadas pelas empresas por falta ou atraso de pagamentos.
A crise continua e, na minha opinião, levará mais uns 5 anos para ser resolvida.
Diário: Mesmo com a crise já citada, o que o fez insistir na candidatura?
Zé Maria: O motivo é simples. Dar continuidade no trabalho de recuperação de Itirapina, haja vista que, foi totalmente destruída pelo grupo de gestores anteriores e corria-se o risco iminente desse mesmo grupo voltar a governar e dar continuidade na desgraça da cidade.
Diário: Encontrou a situação melhor ou pior do que esperava?
Zé Maria: Como fui reeleito para o quinto mandato, claro que deixei a cidade em melhores condições do que encontrei em 01/01/2013.
Diário: Alguma surpresa?
Zé Maria: Sim. Grande surpresa. A cobrança de uma multa de R$ 12.000.000,00 aplicada pela Receita Federal em face de o governo do PT (2009/2012) não ter pago o INSS patronal e, ainda, compensar INSS ilegalmente.
Diário: Nesses 17 meses de governo, quais foram as maiores conquistas?
Zé Maria: A maior conquista de Itirapina foi a construção da montadora HONDA AUTOMÓVEIS DO BRASIL, que iniciou suas obras em 2014, concluindo-as em 2015 e, anunciou para o começo de 2019 seu início de funcionamento, fabricando em Itirapina seus veículos e não mais na cidade de Sumaré.
Diário: Projetos futuros?
Zé Maria: O maior desafio até o final de 2020 é executar a construção de uma avenida dupla, com viaduto sobre a linha férrea, sentido São Carlos, no valor orçado de R$ 13.500.000,00 cujo projeto ainda está em aprovação na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Diário: Você governa com a maioria no legislativo?
Zé Maria: Sim, dos 11 vereadores, 6 tem apoiado o Executivo em todos os projetos de interesse da população. Os outros 5 nem sempre, mas também colaboram em boa parte dos projetos.
Diário: Tem encontrado muitos entraves políticos?
Zé Maria: O maior entrave político é a não conquista de recursos da União e nem do Estado de acordo com as reais necessidades. Os valores, quando conquistados via emenda parlamentar ou do Tesouro são muito baixos e as cidades menores que carecem de grandes investimentos, ficam sem a execução de obras de infraestrutura, por exemplo.