Olá Geekers amados!
Hoje vamos mergulhar maaaaaiiisss um pouquinho no mundo dos Animes e Mangás. Um “metaverso” (como costumo identificar esses mundos geeks peculiares e específicos), bem complexo, gigsntesco e e com muuuiitas publicações diferentes e em diferentes estilos.
“Entramos” mais um pouco dentro desse complexo “metaverso”, para qualquer leitor que tanto esteja interessado em começar a partilhar das emoções de um bom anime ou mangá, ou aquele leitor que não entende “picas” disso tudo, mas gostaria de saber o significado “ de tudo isso”. Ou até mesmo, ou “principalmente” para uma orientação de pais que sabem que seus filhos “nadam de braçada” em imersões loucas “por tudo isso”, saberem exatamente onde seus primogênitos estão “entrando”, “cultuando”, “imergindo” e tendo “referências” fortes até, pois ao se depararem com termos falados na velocidade 2x (dos jovens atuais), e tudo em japonês (ainda por cima), podem estar apenas “concordando” com publicações que “acham” inofensivas, mas na verdade podem até ser perniciosas, dependendo de cada situação, é lógico.
Já explicamos em colunas anteriores a formatação de cada um, mas resumindo e exemplificando:
Mangá é um termo japonês que se refere a quadrinhos ou histórias gráficas criadas no estilo japonês. Eles são conhecidos por seus distintos estilos de arte e por abranger uma ampla gama de gêneros e temas. Mangás são lidos da direita para a esquerda, o que é o oposto da maioria das publicações ocidentais.
Anime é um termo que define os desenhos animados de origem japonesa e também os elementos relacionados a esses desenhos. No Japão, anime se refere à animação em geral. São caracterizados por forte contraste, cores brilhantes e elementos temáticos da ficção científica e fantasia. Geralmente em episódios curtos, Os temas abordados nos animes são bem variados, incluindo dramas, ficção, terror, aventura, psicologia, romance, comportamento, mitologia e muito mais.
Muitos mangás, “viraram” animes.
Mangás são lançados às centenas todos os anos, sendo que animes não ficam para trás também. Somente em 2021 foram lançados mais de 200 animes.
A principal plataforma de streaming de animes, o site Crunchyroll, yem hoje mais de 1000 títulos à disposição, totalizando mais de 25.000 episódios, sendo atualizado constantemente.
Logicamente, todos esses números divididos em vários “temas”, como dito acima. Mas a verdadeira divisão dos mangás e animes, é “demográfica”, ou seja, cada “demografia” tem tudo a ver com o público a ser alcançado, portanto não é gênero. Entenda a seguir:
Existem 5 tipos de “divisões demográficas”, denominadas nas seguintes expressões: as expressões Kodomo, Shonen, Seinen, Shoujo e Josei, cada uma destinada a um público.
KODOMO: Kodomo é uma expressão japonesa utilizada para se referir a mangás e animes voltados para o “público infantil”. A palavra kodomo significa literalmente “criança” em japonês. Essas obras costumam apresentar histórias cômicas com lições de moral e ensinamentos. A trama é geralmente mais simples, e a arte é infantilizada para manter a atenção do público jovem. Além disso, muitos mangás kodomo incluem atividades como páginas para colorir e jogos. Essas obras são ideais para que as crianças possam acompanhar suas histórias favoritas de forma mais fácil.
Exemplos de mangás e animes da demografia KODOMO mais famosos:
– Doraemon
– As doces aventuras de Chi
– A viagem de Chihiro
– Yo Kai Watch
– Os serviços de entrega da Kiki
– Beyblade Burst Rise
– Pokémon
– Ponyo
– Little Witch academia
– O Reino dos gatos
– O Mundo dos Pequeninos
– Aya e a bruxa
SHONEN: Shonen é um termo japonês que significa “menino jovem” e é usado para descrever um gênero de mangá e anime que é direcionado principalmente para jovens do “sexo masculino”. Este gênero geralmente apresenta histórias de ação, aventura e muitas vezes inclui temas de amizade, luta contra o mal e superação pessoal. Exemplos populares de shonen incluem “Naruto”, “Dragon Ball” e “One Piece”.
Exemplos de mangás e animes da demografia SHONEN mais famosos:
– Full Metal Alchemist
– Gintama
– Attack on Titan
– Hunter x Hunter
– Ginga Eiyuu Densetsu
– Koe No Katachi
– Demon Slayer
– Mob Psycho 100
– Haykyu
– Spy X Family
– Hajime No Ippo
– Jujutsu Kaizen
– One Piece
SEINEN: são séries de mangá e animes, voltadas para o “público masculino adulto”. Em japonês, a palavra “seinen” significa “jovem”, apesar de ser usada para descrever o público-alvo de revistas demangás e animesdestinadas a homens de 20 a 50 anos.
Exemplos de mangás e animes da demografia SEINEN mais famosos:
– Helsing Ultimate
– Darker than Black
– Ajin: Demi Human
– Fate/Zero
– One Punch man
SHOUJO: é um tipo de mangá e anime direcionado para um “público feminino”, normalmente entre as idades de “12 a 18 anos”. O nome em português significa “pequena garota”. O gênero engloba diferentes temas, do esporte às aventuras mágicas ou batalhas com robôs gigantes, mas sempre com histórias voltadas para o público feminino. As histórias são mais voltadas para o romance, o primeiro amor e a vida escolar. É comum termos garotas comoprotagonistas.
Exemplos de mangás e animes da demografia SHOUJO mais famosos:
– Psychic Princess
– Yona of the Dawn
– Fruits Basket
– My Little Monster
– Lovely Complex
– Orange
– School Babysitters
– Orenchi No Furo Jijo
– Sailor Moon Crystal
– Shugo Chara
JOSEI: Josei é a definição dada aos mangás e animes normalmente voltados para o “público feminino adulto”. São histórias da vida adulta com foco no cotidiano feminino, mostrados de forma mais realista, enquanto os mangás Shojo apresentam romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais “sóbrio”. O Josei é um amadurecimento do Shojo, assim como o Seinen é um amadurecimento do Shonen.
Exemplos de mangás e animes da demografia JOSEI mais famosos:
– Psychic Princess
– Petshop of Horrors
– Honey & Clover
– Natsuiuky Rendesvous
– Paradise Kiss
– Rumbling Hearts
– Princess Jellyfish
– Servamp
– Nodame Cantabile
– Shirokuma Café
– Kids on the Slope
– Chihayafuru
– 07 – Ghost
– Uta koi
– Extra: Love of Kill
Ufa, que viagem!!!
Logicamente não poderia aqui dar referências sobre o que é cada anime aqui referido, pois são muitos e não caberia em nossa humilde página. E também não adianta dizer: “- Por que não colocou esse ou aquele?”…….. O colunista que aqui vos escreve afirma: É IMPOSSÍVEL, são milhares. Caso se interesse para saber sobre aquele que seu amigo (a), filho (a) assiste ou lê, é só consultar “sêo” Bing ou “tio” Google.
Particularmente prefiro os Animes, principalmente ao mais clássicos como Astroboy, Ultraman, One Piece, Guzula……..kkkkkkk….. quem lembra do Guzula ? Com a icônica frase: Guzula está aqui! Devorando tudo o que via à frente. Por isso ter sido em tempos atrás, apelido de pessoas gulosas, e foi baseado no mangá Oraa Guzura Dado!
Guzula era um ser desprovido de maldade e com a típica ingenuidade infantil, não conseguia guardar segredos, nem mentir por muito tempo. Sempre que se via em apuros dizia com a voz trêmula e anasalada “Guzula está aqui!”.
Bom…..”mofos” à parte, dessa coluna aqui, provavelmente sairá alguns “Spin-offs” (lembra da coluna anterior?)
E você, tem algum mangá ou anime preferido? Compartilhe conosco.
Keep Geeking!!
Keep Rocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Até a próxima, aventureiros.
VAI ROLAR:
21 de abril – ANIME ARTS – Sorocaba – @animeartsoficial
27 e 28 de abril – ANIME SANTOS GEEK FEST – Santos – @asgf_br
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação