A memorável campanha do Velo Clube no Campeonato Paulista Série A2 começou no dia 17 de janeiro quando o Rubro-Verde, ainda sob o comando do técnico Fahel Jr. venceu o CA Linense, fora de casa, pelo placar de 1×0, gol de Felipinho.
Ao todo, a vitoriosa trajetória velista na competição somou 21 jogos, com 10 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. O artilheiro do Velo no Paulistão Série A2 foi justamente o craque da camisa 10, Felipinho, autor de 8 gols.
O ataque velista balançou as redes adversárias 23 vezes e a defesa sofreu 17 gols, fechando a campanha com saldo positivo de 6 gols. Já sob o comando do técnico Guilherme Alves, que assumiu a equipe na quarta rodada, no empate de 0x0 frente ao Oeste em Barueri, o Velo Clube encerrou a primeira fase na 7ª colocação.
Apesar de não somar vitórias nos dois últimos jogos da primeira fase, contra Primavera (0x2) e Capivariano (2×2), a equipe já havia dado mostra de onde poderia chegar, na vitória sobre o até então líder e invicto São José, na 13ª rodada, por 2×1, no estádio Benitão. Dali por diante, o Velo conheceu apenas 1 derrota na competição, para o Primavera, na 14ª rodada, quando atuou já classificado.
Na fase de quartas de final, o Rubro-Verde encarou novamente o São José e fez ainda melhor, vencendo os dois jogos, pelo mesmo placar, 2×1. Para a fase de mata-mata, a diretoria velista agiu bem fazendo contratações pontuais, e qualificando ainda mais o time. Casos do zagueiro Rafael Goiano e do atacante Caio Mancha, além do meia Guilherme Garré e do volante Anderson Recife.
Veio então, a semifinal, e o Velo Clube teve o Juventus pela frente, na fase decisiva para o acesso. Venceu o primeiro jogo na Rua Javari, por 1×0, golaço de Caio Mancha, e segurou o empate de 0x0, no jogo da volta, atuando com um jogador a menos durante toda a segunda etapa.
Com o acesso para o Paulistão Série A1, já conquistado, após 45 anos, faltava a cereja do bolo. E ela foi colocada na grande final em dois jogos contra o time do Noroeste.
Curiosamente, foi contra o Noroeste, em Bauru, ainda na primeira fase, a primeira vitória do técnico Guilherme Alves à frente do time do Velo Clube. O feito se repetiu no primeiro jogo das finais e pelo mesmo placar 1×0, gol do zagueiro Gabriel Mancha, que substituía justamente a Julio Vaz, expulso no jogo do acesso contra o Juventus.
Coincidência ou não, coube a Julio Vaz em seu retorno ao time, fazer o gol do título, no empate de 1×1, contra o Noroeste no último sábado (13), no estádio Benitão. Ao todo, o zagueiro velista, dono da camisa 2, marcou 5 gols no campeonato, todos de cabeça.
Vale mencionar também, que o Velo Clube fechou o campeonato como líder geral da Série A2 somando 36 pontos, 7 pontos a mais que a Portuguesa Santista, vice-líder, com 29 e 8 pontos a mais que o Noroeste, o vice-campeão. No total, o Velo Clube teve aproveitamento de 58,3% dos pontos disputados.
Confira os resultados de todos os jogos do Velo Clube no Paulistão Série A2 2024:
PRIMEIRA FASE:
Linense 0 x 1 Velo Clube
Velo Clube 2 x 1 Monte Azul
Juventus 1 x 0 Velo Clube
Oeste 0 x 0 Velo Clube
Velo Clube 1 x 2 Portuguesa Santista
Velo Clube 0 x 0 Ferroviária
Noroeste 0 x 1 Velo Clube
Velo Clube 3 x 1 Comercial
São Bento 1 x 0 Velo Clube
Velo Clube 1 x 2 XV de Piracicaba
Velo Clube 1 x 1 Rio Claro
Taubaté 0 x 2 Velo Clube
Velo Clube 2 x 1 São José
Primavera 2 x 0 Velo Clube
Velo Clube 2 x 2 Capivariano
QUARTAS DE FINAL:
Velo Clube 2 x 1 São José
São José 1 x 2 Velo Clube
SEMIFINAL:
Juventus 0 x 1 Velo Clube
Velo Clube 0 x 0 Juventus
FINAL:
Noroeste 0 x 1 Velo Clube
Velo Clube 1 x 1 Noroeste
ARTILHEIROS DO VELO CLUBE NA SÉRIE A2:
Felipinho – 8 gols
Julio Vaz – 5 gols
Caio Mancha – 2 gols
Léo Campos – 2 gols
Gabriel Mancha – 1 gol
Guilherme Martinelli – 1 gol
Lucas Duni – 1 gol
Mayco Félix – 1 gol
Mizael – 1 gol
Rodrigo Gaia – 1 gol
CAMPANHA DO VELO CLUBE:
Jogos: 2, Vitórias: 10, Empates: 6 empates, Derrotas: 5, Gols Pró: 23, Gols Contra: 17, Saldo: 6
TÉCNICOS DURANTE O CAMPEONATO:
Fahel Jr.: 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota
Guilherme Alves: 18 jogos, 8 vitórias, 6 empates, 4 derrotas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Thomas Marostegan/Agência Paulistão