Dando continuidade à série de matérias sobre a poluição na nossa região, os prefeitos Rogério Pascon, de Santa Gertrudes, e João Teixeira Junior, de Rio Claro, falaram à reportagem do Diário do Rio Claro sobre o asfaltamento das estradas vicinais.
Já foi constatado que o grande problema da poluição são as estradas vicinais, que ainda não possuem asfaltamento, sendo que a cidade de Santa Gertrudes ocupa o primeiro lugar no ranking das cidades mais poluídas do Brasil; a cidade de Rio Claro, o terceiro, enquanto Cordeirópolis encontra-se na quinta posição.
Segundo o prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, a Prefeitura não tem condições financeiras para fazer a obra, portanto, depende
de recursos externos. “Nós tínhamos um convênio com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) assinado há cinco anos para fazer esse asfaltamento, porém, os mesmos desistiram por motivos financeiros e particulares. Agora, nós estamos pleiteando com o novo governo estadual para fazermos a obra total, que são mais de nove quilômetros”, afirma.
Segundo Pascon, existe também uma proposta com os ceramistas locais para realizar o asfaltamento de um quilômetro e meio, dividindo entre sete empresas da região. “Neste mês de dezembro, teremos uma posição sobre isso. Mas seria só uma parte da obra. Para fazermos a obra completa, precisamos dos recursos do governo estadual. Nós tínhamos oito milhões de recursos prometidos, mas ainda não vieram.
Essa obra completa deve gastar de oito a nove milhões – um milhão para cada quilômetro. Estamos aguardando o cumprimento das promessas entre o fim deste ano e o começo do ano que vem. O problema já está detectado. Sabemos que no mês que o asfaltamento for realizado, os índices de poluição irão cair”, completa o prefeito.
O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, afirma que este é um assunto que tem merecido a atenção da
administração municipal de Rio Claro desde o ano passado, quando vários contatos foram feitos com o governo estadual, numa parceria com a Aspacer e as prefeituras de Santa Gertrudes e Cordeirópolis. “O governo estadual chegou a anunciar recursos para obras de pavimentação de estradas vicinais, mas, infelizmente, esses recursos não foram liberados”, ressalta o prefeito Juninho da Padaria, acrescentando que a estrada de Jacutinga, em Rio Claro, também seria pavimentada com recursos estaduais, mas o dinheiro não foi liberado pelo governo paulista.
O prefeito de Rio Claro acredita também que a união de esforços com os prefeitos de Santa Gertrudes e Cordeirópolis e os ceramistas será primordial para uma solução do problema. “Agora, com o novo governo estadual, iremos voltar a apresentar a situação na expectativa de que sejamos atendidos. Lembrando que a prefeitura também tem buscado recursos para pavimentar os bairros que não dispõem dessa melhoria”, afirma Juninho. Ainda em relação à poeira nas estradas vicinais, o prefeito de Rio Claro observa que por se tratar de uma poluição do ar de grandes proporções, o problema de um município é também problema dos municípios vizinhos.
A reportagem do Centenário entrou em contato também com a Prefeitura de Cordeirópolis, mas até o fechamento desta edição não obteve
respostas.