O Velo Clube fez história neste sábado (13) ao conquistar título da Série A2 do Campeonato Paulista 2024. Noventa e nove anos depois, o Velo Clube voltou a levantar a taça de campeão do Paulistão A2. Jogando em casa, a equipe segurou a pressão do Noroeste de Bauru e empatou em 1 a 1 o jogo de volta da final, placar suficiente para levantar a taça.
Como tinha vencido por 1 a 0 no jogo de ida, na casa do adversário, o Velo tinha a vantagem do empate e aproveitou bem o benefício, levando ao delírio milhares de torcedores que compareceram ao Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, para acompanhar a partida. De quebra, ainda conquistou o acesso para a Série A1 do Paulistão na temperada 2025. O Noroeste também subiu para a elite do futebol paulista.
O primeiro título do Velo Clube foi em 1925, quando conquistou o Campeonato do Interior, equivalente a A2 atualmente. O bicampeonato coroa uma segunda fase espetacular da equipe velista. Após terminar a primeira fase em sétimo, se classificando na última rodada, o Velo Clube eliminou o favorito São José nas quartas e derrotou o Juventus nas semifinais.
Empurrado pela torcida, o Velo Clube abriu o placar logo cedo, com um minuto de jogo. No primeiro ataque, Léo Campos cobrou o escanteio e Júlio Vaz testou firme para marcar. O gol cedo fez os donos da casa diminuírem o ritmo e deixou o Noroeste tomar conta da partida, mas sem criar muito perigo. Quando mudou o comportamento, Caio Mancha quase ampliou para os donos da casa, mas o chute explodiu na trave.
Após a parada técnica, os visitantes aumentaram a intensidade. Carlão recebeu livre na área, mas mandou para fora. Depois Rodolfo perdeu o ângulo e parou no goleiro Gabriel Félix. O Velo Clube tinha o contra-ataque à sua disposição. Felipinho arriscou e tirou tinta da trave. Minutos depois, Lucas Duni teve a chance, mas mandou longe da meta adversária.
O Noroeste voltou melhor para a segunda etapa, ainda mais com as substituições. Pressionando, os visitantes chegaram ao empate com Isael, que tinha acabado de entrar. O atacante iniciou a jogada e completou com um belo chute de fora da área para marcar, aos 14. O gol deixou a decisão acirrada, com as duas equipes chegando firmes nas disputas de bola.
Aos poucos, o duelo foi caindo de produção, com poucas chances ofensivas. Com a vantagem, o Velo Clube conseguia reter a bola no ataque e gastar tempo. Já batendo o nervosismo, Isael deu uma entrada dura e acabou levando o vermelho direto, aos 39. Mesmo com um a menos, o Noroeste seguiu na pressão. Lucas Douglas recebeu na área, encheu o pé e Gabriel Félix operou um milagre para garantir o título do Velo Clube.
Fotos: Thomaz Marostegan/Agência Paulistão