Feira da Economia Solidária será realizada a partir do dia 20 na Vila Martins
A partir do próximo dia 20, sábado, será realizada a Feira da Economia Solidária no Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com a Avenida 46-A. A feira foi criada para ser realizada sempre aos sábados, das 11 às 17 horas. O público não paga para participar da feira, que terá vendas de produtos de alimentação, artesanato e costura criativa. Também haverá espaço de prestação de serviços e música ao vivo.
A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Agricultura e estabelece espaço fixo para o Programa Municipal de Fomento e Apoio ao Desenvolvimento Local e à Economia Solidária.
As atividades contarão com a participação de empreendedores locais oferecendo uma variedade de produtos artesanais e serviços. A iniciativa visa atrair mais munícipes para participar do programa de economia solidária, possibilitando que mais pessoas saiam da situação de vulnerabilidade social através do empreendedorismo.
A Secretaria do Desenvolvimento Social ressalta que este avanço representa um passo significativo na promoção da economia solidária em Rio Claro, oferecendo um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos locais, e fortalece os empreendimentos solidários na região. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Empresas de telefonia, internet e TV irregulares terão prazo para cadastramento e adequação
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) se reuniu no último dia 5, na sede do Arquivo Público e Histórico do município, com o gerente institucional da Neoenergia Elektro, André Fernandes, com o ouvidor municipal Anderson Santilli, o secretário do Meio Ambiente Leandro Geniselli e representantes das empresas de telefonia, internet e TV, compartilhadoras dos postes de energia elétrica do município, a fim de debater normativas para regularização das empresas, identificação dos cabos e padronização na utilização dos postes de energia e espaços aéreos.
Segundo Julinho Lopes, o cabeamento e a fiação aérea desordenada representam insegurança para a população e contribuem para a poluição visual das vias públicas de toda a cidade. Existe um grande emaranhado de fios que estão nos postes sem utilização, sobrecarregando e servindo como “estoques” de fiação e cabos excedentes.
As ações do poder público em parceria com a Neoenergia/Elektro serão iniciadas primeiramente com a abertura de prazo para a regularização das empresas junto ao município e autorização da concessionária, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Posteriormente todas as empresas terão prazo para identificar seus cabeamentos e promover a retirada de todos os fios obsoletos. (Fonte: Divulgação)
Fórum Rio Claro de Relações Internacionais será realizado na quarta-feira
Na manhã da próxima quarta-feira (17) o prefeito Gustavo irá inaugurar a sala de relações internacionais, instalada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. No período da tarde, no Centro, participará do Fórum Rio Claro de Relações Internacionais.
“É um novo momento de nossa cidade, que se prepara para ampliar as relações com empresas e gestores de outros países, visando novos investimentos em Rio Claro”, afirma o prefeito Gustavo.
A sala de relações internacionais será inaugurada às 10 horas e tem o objetivo de ser espaço dedicado ao fomento e fortalecimento dos laços internacionais de Rio Claro, orientação e direcionamento sobre exportação e importação para pequenas empresas.
O fórum será iniciado às 14 horas. As inscrições podem ser feitas no site sde.rioclaro.sp.gov.br/fórum. “O fórum é oportunidade para os empresários expandirem seus horizontes e contribuírem para o crescimento de Rio Claro no cenário internacional”, afirma o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.
Entre os temas abordados no Fórum Rio Claro estão a contextualização de Rio Claro na internacionalização, acesso ao mercado internacional, internacionalização na realidade contemporânea, como o Sebrae pode ajudar na internacionalização de micro e pequenas empresas, apoio às exportações pelo InvestSP e internacionalização de municípios: um caminho sem volta.
O fórum deverá ter as presenças de José Pimenta – doutor em Relações Internacionais (USP); Irene Vida Gala – embaixadora/subchefe do Eresp; Márcio Guerra – consultor de Comércio Exterior do Sebrae SP; Angelo Pêpe Agulha – coordenador do Peiex Sorocaba; Arnaldo Venâncio Oliveira – coordenador Peiex Bauru; e Elisabete Donato Alves – gerente de Competitividade e Exportação – InvestSP. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Foto: Divulgação