O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finalizou as obras de pavimentação e modernização da Estrada Vicinal SGT- 999, em Santa Gertrudes. As obras aconteceram por meio de um pedido feito pelo Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) e contam também com o apoio fundamental da prefeitura de Santa Gertrudes durante os processos de desapropriações no trecho.
Um investimento total de R$ 22,4 milhões do governo paulista permitiu a pavimentação de um trecho de 3,8 quilômetros, entre a Rodovia Constantine Peruchi (SP-316) e a Fazenda Goiapá. Anteriormente no trecho havia apenas estrada de terra. Essa via recebeu serviços de terraplanagem, implantação de sistema de drenagem, asfalto e sinalização.
Antes da infraestrutura, a estrada não pavimentada dificultava a circulação de veículos e caminhões, ocasionando até mesmo emissão de material particulado – poeira, causado pelo trafego de veículos de pesados, carregados com cana-de-açúcar e argila. No total, na região do polo cerâmico, está em andamento a pavimentação de 16,33 km de estradas rurais que juntas somam R$ 90 milhões.
Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais da Aspacer, enfatiza a importância dessa intervenção para o desenvolvimento industrial e ambiental da região. “A pavimentação dessa estrada não só facilita o escoamento da produção do setor industrial, mas também desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar na região, sendo que essas obras contribuem significativamente para a preservação ambiental e para a saúde da comunidade local”, destaca Quilici, acrescentando ainda que tem sido primordial a atuação da direção do DER na capital paulista, através do seu superintendente, Sérgio Codelo, e do DER-13 sediado em Rio Claro, por meio do diretor Regional, Danilo Luiz Dezan, no avanço das obras de asfaltamento das estradas vicinais do polo cerâmico.
De acordo com o governo do estado, a pavimentação da vicinal atende ainda a diretrizes do Plano de Redução de Emissão de Fontes Estacionárias (Prefe), elaborado pela Cetesb (Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo) para o polo cerâmico. As obras também são relevantes para o desenvolvimento econômico e a ampliação da produção das indústrias de revestimento cerâmico, pisos e azulejos.
“Para o DER, é uma satisfação entregar mais uma obra importante do governo de São Paulo. A pavimentação da vicinal faz grande diferença na vida dos moradores e trabalhadores da região, impulsionando o crescimento do polo industrial cerâmico de Santa Gertrudes, com reflexo positivo na economia do estado. O departamento segue trabalhando na gestão de mais de 100 obras viárias em andamento em todo o estado”, diz Sérgio Codelo, superintendente do DER.
Foto: Divulgação/Aspacer