Em reunião realizada entre o Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e os Associados, na última sexta-feira (23), algumas ações foram definidas.
Entre elas, a formação de uma comissão para estudos com objetivo de viabilizar a utilização água de reuso para a sustentabilidade hídrica (tendo em vista a possibilidade de ocorrer novas crises hídricas, virtude da escassez de chuvas). A informação foi dada pelo presidente do Consórcio e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza.
PISCINÕES
O vereador Julinho Lopes (Progressistas), integrante do Consórcio e presidente do Conselho Fiscal do PCJ, destacou outros assuntos debatidos na plenária. “Novamente, foi defendida a necessidade de construção de “piscinões ecológicos” como solução em casos de alagamentos e enchentes, além de servir como retenção de águas pluviais. O projeto do PCJ indica que os piscinões devem ser construídos em áreas livres que permitam a infiltração da água no solo.”
ESCASSEZ
Os cenários hidrológicos em 2018 e 2019 foram expostos, e a escassez de chuvas indica a possibilidade de racionamento. “Por isso, é preciso agilidade nas ações”, enfatiza o vereador.
O Consórcio PCJ ainda apresentou detalhes sobre a Escola da Água que atenderá municípios de fora das Bacias PCJ, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 cidades, sendo que 20 estão localizadas em outras bacias hidrográficas, o que ampliará o alcance do projeto.
PARCERIA
Também foi divulgada a parceria do Consórcio PCJ com a Unesco para ações de Ecohidrologia na nossa região, nas áreas de recuperação e preservação, e cursos à distância sobre o tema, em parceria com Kroton Educacional.