Punido com 5s no tempo final da corrida por colisão com Robin Frijns na reta final do ePrix de Tóquio, Norman Nato teve a penalidade retirada pela FIA após recurso da Andretti e recuperou o sexto lugar ao fim da disputa, realizada no final da semana.
Segundo a direção de prova, a equipe americana providenciou novas imagens sobre o lance e comprovou que o francês não virou o volante para a esquerda no momento do toque.
“Depois da corrida, os comissários receberam um vídeo adicional da onboard [de Nato] que mostrou que o carro #17 estava na linha de corrida e não forçou o carro #4 para a esquerda. Nenhum dos pilotos foi considerado predominantemente culpado pelo incidente”, disse a FIA em comunicado.
Com a alteração, Nato empurrou Sacha Fenestraz para fora do top-10 e também fez com que Sérgio Sette Câmara, o próprio Frijns, Nick Cassidy e Nico Müller perdessem uma posição cada. Os pilotos terminaram, respectivamente, em décimo, nono, oitavo e sétimo.
Com isso, o campeonato tem um novo líder após a punição aplicada a Norman Nato ser ‘retirada’.
Pascal Wehrlein assumiu a liderança.
O alemão da Porsche, que foi aos 63 pontos com o quinto lugar, lidera de forma isolada, enquanto o neozelandês da Jaguar ficou com 61, em segundo. Oliver Rowland [54], Jake Dennis [53] e Maximilian Günther [48] completam o top-5 do Mundial de Pilotos. Nato é o 14º, com 17.
Mitch Evans é o sexto colocado, com 39, empatado com Jean-Eric Vergne, da DS Penske. Sam Bird, com 37, é o oitavo, uma posição à frente de Robin Frijns, que tem 21. Por fim, Sébastien Buemi, com 20 tentos, completa o grupo dos dez primeiros, à frente de Antônio Félix da Costa nos critérios de desempate.
Por E. Cortez / Foto: Instagram