Um começo de outono com dias que mais lembram o verão. Assim deverá ser a próxima semana em Rio Claro e parte da região. Se os termômetros ficaram ‘comportados’ nos últimos dias, com máximas abaixo de 25ºC, nos próximos dias a situação muda, e as máximas ficam em torno de 30ºC.
A expectativa de chuvas está atenuada. A previsão é de que os índices pluviométricos sejam baixos e irregulares ao longo da semana que vem, com alguns dias sem chuva prevista.
A ocorrência de temperaturas ainda consideradas altas nesta época do ano se explica, em parte, porque o outono é considerado uma estação de transição, ou seja, em especial no início, com características do verão e do próprio inverno.
Adeus, El Niño
As temperaturas mais altas também são explicadas, em parte, pela ocorrência do El Niño, cujos efeitos foram acentuados no Hemisfério Sul ao longo dos últimos meses, devendo ser atenuados daqui por diante.
Segundo a Climatempo, tecnicamente o fim do El Niño e início da fase de neutralidade da temperatura do Pacífico Equatorial, na costa do Peru, só deve ocorrer em abril. O Outono de 2024 deve ser em condições de neutralidade do Pacífico Equatorial, isto é, nem El Niño e nem La Niña.
El Niño e La Niña são fenômenos cíclicos de interação oceânica-atmosférica. Os dois fenômenos ocorrem no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, mas um é o oposto do outro.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C acima da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos.
Foto: Reprodução