Andreas Pereira lançou Vini Jr que entrou na área inglesa e bateu tentando tirar do goleiro que defendeu, tocando na bola que poderia ter ido para qualquer lado, para cima, sair pela lateral do campo… mas, não, ela caiu bem onde vinha correndo o menino Endrick, que só teve o trabalho de tocar na bola e empurra-la para dentro do gol inglês, decretando assim a vitória brasileira, dentro de Wembley.
E lá está o garoto estrela nas páginas da maioria dos jornais esportivos europeus. Na Espanha, para onde deverá ir em julho próximo, defender as cores do Real Madrid, o jornal Sport, em sua edição de domingo, 24/03/2024, conta a história do dia em que Endrick visitou o Barça e bateu um papo com Xavi.
Era uma sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2022, Endrick passava as férias na Europa, depois de ganhar a Copa São Paulo de Futebol de Juniores de 2022.
Em visita ao Ciutat Esportiva, Endrick encontrou com Xavi, técnico do Barcelona.
“Temos conversado com o pai dele e também diretamente com o jogador. Expliquei-lhes o projeto que temos no Barça. Queremos talento e ele é um talento. Ele tem um gol, um drible, uma capacidade brutal de fazer a diferença. Ele é um jogador do presente, que já joga no Campeonato Brasileiro, e também do futuro”, disse Xavi à época.
Até então, o garoto não havia nem assinado o seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras, o que de fato aconteceu em Julho daquele ano.
Aquela era a hora de se fazer uma oferta, mas o Barça não se deu ao trabalho para tanto e acabou partindo para a compra de Vitor Roque.
Não ouviram o Xavi. Será que se arrependem?…
Por Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: Rafael Ribeiro/CBF