PF combate desvio de recursos públicos em Campinas
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, (20/3), a Operação Philanthropía, com objetivo de aprofundar investigação de desvio de recursos públicos repassados a instituição beneficente sediada em Jundiaí/SP. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Jundiaí, sendo quatro nesta cidade e outro no município de São Paulo.
A investigação, iniciada em março de 2023, trouxe fundados indícios de que os gestores da instituição, que recebe verbas públicas, inclusive oriundas de convênios federais e emendas parlamentares, durante os anos de 2021 e 2023, utilizaram empresas de fachada para desviar parte dos valores, em benefício próprio, chegando a aproximadamente R$ 800 mil.
Tais empresas, inexistentes de fato, teriam sido utilizadas para simular a prestação de serviços à instituição beneficente, recebendo por isso consideráveis pagamentos. Esses recursos, pagos como contraprestação por serviços que aparentemente nunca foram prestados, foram canalizados para uso em benefício próprio da gestora da instituição.
Além das buscas, a Justiça Federal também autorizou o congelamento de bens (sequestro e apreensão de bens e valores) dos investigados, quatro pessoas físicas e duas pessoas jurídicas. A pena prevista para o crime investigado (peculato) pode chegar a 12 anos de prisão.
Polícia Militar Ambiental encontra drogas enterradas em barris no litoral de SP
Policiais militares ambientais do Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Áreas de Risco (Gepaar) localizaram mais de 1,7 mil porções de drogas que estavam escondidas em barris, enterrados em uma área de conservação em São Vicente. A ocorrência aconteceu na segunda-feira (18).
A região foi apontada pelo setor de inteligência que era usada pelo tráfico de drogas para depositar os entorpecentes comercializados na Baixada Santista. A equipe realizava as buscas na área de mata quando encontraram vários barris e plásticos enterrados no final de uma trilha. Também havia no local 21 mil pinos vazios para acondicionar drogas, além de itens para dividir e embalar os entorpecentes.
A PM apreendeu 1,5 mil pedras de crack, 24 porções de maconha, 127 pinos de cocaína e mais meio quilo de pasta-base da droga. Dentro dos barris os policiais encontraram também um simulacro de arma de fogo, calibre 38, e oito cadernos de contabilidade. A ocorrência foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de São Vicente, onde foi registrada como localização e apreensão de entorpecentes. O material foi encaminhado para perícia. A Polícia Civil prossegue com as investigações.
PM apreende mais de 1,1 mil porções de drogas em São Paulo
Policiais militares do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) localizaram, nos últimos dias uma casa que era usada como depósito de drogas. O responsável pelo material ilícito, segundo a polícia, é um homem, de 24 anos, que praticava o tráfico na região do Grajaú, na zona sul de São Paulo. Na ação, mais de 1,1 mil porções de maconha e uma arma foram apreendidas.
Os policiais foram ao local para atender uma ocorrência quando encontraram a vítima, de 22 anos, que havia sofrido agressões do companheiro. O suspeito fugiu após a PM ser acionada. As investigações continuam para a localização do envolvido. Na casa, os policiais descobriram que o suspeito usava o local para guardar drogas.
Foram encontradas em uma sacola mais de 1,1 porções de maconha e Skank. Além disso, foi encontrada uma arma de fogo calibre 380. O caso foi registrado como violência doméstica, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, no 101º Distrito Policial (Jardim Imbuias). Os entorpecentes foram encaminhados ao Instituto de Criminalística para perícia.