DEFENESTRADOS
Informação que circula nos bastidores da administração municipal é que aconteceu reunião com comissionados orientando que fizessem carta solicitando exoneração. Desta forma, o big smile Juninho dos Pães (Democratas) escolheria quem gostaria de mandar embora, sem prejudicar sua imagem. Malandrinho!
NA MIRA
Questionada sobre uma possível reforma administrativa no quadro da prefeitura, a assessoria de imprensa informou que reforma já foi realizada no ano passado, quando secretarias foram extintas e os 312 cargos comissionados foram reduzidos para 292. No entanto, quem está na mira do Executivo é o funcionalismo. “O que poderá entrar em pauta, no próximo ano, é uma avaliação do plano de cargos e carreiras do funcionalismo municipal”, informou em nota. Longe de mim fazer fofoca!
TRETA
Treta firme no Legislativo na segunda-feira (26). O vereador Andreeta Baby (PTB) bateu boca com o tira Rogério Guedes (PSB) e com o entendido Paulo Guedes (PSDB). O motivo foi a Saúde. Quem estava lá, viu a nuvem negra que pousou sobre o plenário.
DAAE X PREFEITURA
“O Daae está apostando com a prefeitura quem menos fecha buraco”, disse o petebista Andreeta Baby. A crítica se autoexplica: basta dar um rolê pela city para saber do que o parlamentar está falando.
RECONHECIMENTO
Não posso deixar de mencionar o projeto de decreto legislativo protocolado na Câmara pelo gentleman guy Yves Carbinatti (PPS). Ele pretende instituir o prêmio Profissional de Imprensa do Ano em Rio Claro. A iniciativa reconhece o trabalho do profissional de imprensa, que anda em baixa ultimamente, já que os cidadãos preferem acreditar em correntes das redes sociais (exato, aquelas que a tia carola e o primo fanfarrão insistem em enviar para sua caixa de mensagens). Claro que não todos, afinal, a profissão geralmente é questionada por pessoas que sequer têm o hábito da leitura e tampouco sabem interpretar um texto, se limitando a títulos e fotos. De antemão, meus parabéns pela iniciativa!
LAMENTÁVEL
Rio Claro perdeu quatro profissionais do programa Mais Médicos, que atendiam nos PSFs Boa Vista, AJapi/Ferraz e Assistência/Itapé, conforme informou em ofício à Câmara a própria Fundação Municipal de Saúde. E claro que quem perde é a população. Pior: o cidadão pobre que depende do serviço. Em uma conta simples, se cada médico cubano realizasse 20 atendimentos por dia, os quatro seriam capazes de realizar 1600 consultas por mês. Ou seja, estamos no atual momento com 1600 atendimentos a menos.
Claro que os detratores podem me criticar ao afirmar que esses médicos trabalhavam sem receber o valor total do contrato ou que não podiam trazer suas famílias para o Brasil, etc. Mas uma coisa é certa: não vejo niguém questionando se os trabalhadores chineses (responsáveis pela produção de componentes de celulares) estão recebendo o justo ou se estão trabalhando quantidade de horas aceitáveis (vale ressaltar que lá o regime é de escravidão).
Em resumo, a relação do Brasil com a OPAS, responsável pelos médicos cubanos, era igual com qualquer prestadora de serviço. Busca-se o menor preço e não se questiona se está sendo repassado o valor total aos funcionários. Capitalismo básico. A preocupação com a situação dos profissionais caribenhos levanta ainda outra questão: não conseguimos cuidar dos atendimentos dos brasileiros no SUS, que perderam somente em Rio Claro cerca de 1600 atendimento/mês. Imagina querer abraçar o mundo e se preocupar com estrangeiros que assinaram um contrato e aceitaram suas condições. Contratos com o diabo são assim: você assina e paga o preço!
CABRIOLAS
– O Brasil é um país onde tem de tudo um pouco. Só político corrupto é que tem aos montes.
– A diferença entre o político e o jumento é que o segundo aguenta a carga, trabalha e não reclama.
– A Feena é igual a meretriz. Todo mundo tira uma lasca, mas ninguém leva pra casa.
– Pérolas de um pensador: O trabalho não dignifica o homem, mas paga todos os seus vícios.