Nesta semana, os cinco irmãos, que foram adotados por um casal homossexual de Rio Claro receberam oficialmente suas certidões de nascimento com o nome dos dois pais. Agora, as crianças são reconhecidas como filhos de Daniel Rocha Braz e Jhonatan Williatan da Silva, este último falecido em 2023. Os pequenos receberam os sobrenomes e passaram a se chamar: Douglas Rafael Silva Rocha Braz, Yarah Vitória Silva Rocha Braz, Harry Lucas Silva Rocha Braz, Wendel Alfredo Silva Rocha Braz e João Miguel Silva Rocha Braz.
O operador de produção, Jhonatan, veio a óbito semanas após participar do programa “The Wall”, do Domingão com Huck, da TV Globo. Uma campanha online arrecadou mais de R$ 464 mil para ajudar a família a adquirir uma casa. Após quatro anos desde o início do processo de adoção e um ano após a morte de Jhonatan, as crianças finalmente receberam suas certidões de nascimento.
Daniel Rocha Braz, pai que há um ano cria as crianças sozinho, expressou sua emoção em uma rede social, afirmando que se enche de orgulho por ter em suas mãos as novas certidões de nascimento dos filhos, em seu nome e no de Jhonatan. Ele relembrou os momentos difíceis que enfrentou após a morte do marido, quando as crianças viveram o drama da incerteza em relação ao futuro. Uma das crianças chegou a perguntar se ele as devolveria.
A história da família, marcada por desafios e superações, agora tem um desfecho feliz com a oficialização do reconhecimento dos pais. Iniciada há quatro anos, a adoção dos cinco irmãos é digna de um roteiro cinematográfico, repleto de reviravoltas, tragédias, dramas e, sobretudo, muito amor. O processo da guarda definitiva estava em andamento quando Jhonatan faleceu em março de 2023, sendo seu nome incluído nas certidões das crianças por meio da concessão de adoção póstuma.
Foto: Redes Sociais