O município de Ipeúna completa 59 anos na próxima quinta-feira, dia 21 de março. A prefeitura prepara programação para comemorar a emancipação político-administrativa da cidade. Os eventos começam neste sábado com a realização de desfile cívico a partir das 17 horas.
A atividade deverá reunir alunos e educadores das escolas e representantes das empresas e entidades locais. A concentração será realizada no ginásio de esportes da cidade.
O encerramento do desfile será realizado na Praça Vicente Barbosa, no Centro de Ipeúna, com show musical gratuito. Toda a comunidade está convidada a participar do evento, realizado pela prefeitura com apoio da Câmara Municipal. A programação ainda incluir outros eventos que deverão ser divulgados na segunda-feira (18).
Sobre Ipeúna
O povoado de Ipeúna surgiu em 1890 e em 1894 foi elevado a Distrito de Paz vinculado ao então município de “São João do Rio Claro”. A denominação do distrito mudou para Ipojuca, que significa “água suja”, em 1906. Somente 38 anos depois, em 1944, o distrito ganhou o nome atual: Ipeúna, que significa “ipê preto”.
A emancipação político-administrativa ocorreu em 29 de fevereiro de 1964, quando o distrito Ipeúna foi elevado para a categoria de município. A primeira eleição municipal foi realizada em 7 de março de 1.965, quando os ipeunenses elegeram Moacyr Silva Bueno como prefeito, tendo Geraldo Vitto Boer como vice. Na Câmara Municipal, o presidente eleito foi João Piovezan. Eles tomaram posse em 21 de março de 1.965 oficialização a criação dos poderes Executivo e Legislativo do município.
Atualmente, o município tem como prefeito Diego Heron Pinheiro e Aline Pasetto como vice-prefeito. O vereador Ademir Augusto Pazetto é o presidente da Câmara Municipal. A população de Ipeúna soma 6.831 habitantes, segundo do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com informações da prefeitura, a economia do município é “baseada na produção de cana-de-açúcar, agricultura, pecuária, turismo (aventura, ecoturismo e geoturismo), além de abrigar um polo industrial com grande potencial de expansão”.
Em 2015, a cidade de Ipeúna foi declarada Capital da Agricultura Natural, através da Lei Municipal nº 1.228/2015, que também instituiu o Dia Municipal da Agricultura Natural comemorado em 5 de maio.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipeúna