Cada vez mais popular em projetos de interiores no Brasil, o piso vinílico une diversos pontos positivos a um ótimo custo-benefício, mas ainda gera muitas dúvidas em quem está o conhecendo agora.
Pensando nisso, a Tarkett, líder mundial em vinílicos, explica as características e apresenta as principais vantagens desse revestimento. Desde os diferentes tipos existentes, do que ele é feito e até mesmo os locais onde vale a pena colocar piso vinílico. Confira:
O que é o piso vinílico?
Inicialmente, é importante entender o que é o piso vinílico. Por ser mais leve e flexível em comparação com outros tipos de pisos, é comum que algumas pessoas confundam sua composição.
Você já deve ter ouvido alguém falar que é um “piso emborrachado”. No entanto, ele não possui nenhum componente de borracha. Além disso, ele não está relacionado ao laminado, que é um tipo de piso fabricado a partir de derivados de madeira.
O piso vinílico é composto por PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Combinação que torna esse revestimento mais resistente e fácil de instalar que outros materiais.
Formatos de pisos vinílico
O piso vinílico está disponível em três formatos: régua, placa e manta. A régua é o formato mais tradicional de piso vinílico. Ela abrange praticamente toda a oferta de padrões amadeirados, cuja proposta é justamente reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural.
A placa também é popular entre os vinílicos, principalmente quando a ideia é diversificar para além do padrão amadeirado para um visual mais moderno e colorido. Também é a aplicação ideal para piso elevado, que necessita de placas autoportantes.
Diferente da placa e da régua, considerados modulares, o piso vinílico em manta é distribuído em rolos e sua aplicação fica visualmente mais uniforme. Ele também não possui juntas, pois são seladas na instalação.
Onde os vinílicos podem ser instalados?
O piso vinílico é um revestimento exclusivo para decoração de interiores. Na Tarkett, existem linhas com especificações para os mais variados tipos de projetos, desde ambientes residenciais até comerciais e corporativos.
Dentro de casa, por ser versátil e confortável, é possível aplicar o vinílico em praticamente todos os ambientes, incluindo a cozinha. No entanto, este revestimento não é indicado para banheiros com box de chuveiro (mas pode ser utilizado em lavabos), uma vez que o excesso de umidade pode causar o descolamento das placas.
Custo-benefício e vantagens
Agora que está explicado o que é de fato o piso vinílico e as possibilidades de aplicação, chegou a hora de conhecer os principais benefícios desse revestimento, além de esclarecer as principais dúvidas que surgem na hora de escolher esse material.
Limpeza descomplicada
O piso vinílico é um dos pisos mais fáceis de limpar e manter do mercado, pois não exige a aplicação de produtos específicos, demanda uma pequena quantidade de água e não suja com facilidade graças a tecnologias como a Extreme Protection da Tarkett.
Pisos vinílicos do tipo colado podem, inclusive, serem lavados, mas pode confiar: os dias de baldes e mangueiras estão com os dias contados a partir do momento que você escolha o vinílico.
Instalação prática e rápida
A instalação é outro ponto muito positivo do vinílico, de modo que ele se destaque quando comparado a outros revestimentos.
Por exemplo, a cerâmica e o porcelanato são instalados por meio do assentamento das placas, que deve ser feito sobre o contrapiso nivelado utilizando argamassa. Sendo assim, numa situação de reforma, é necessário primeiro remover o piso antigo. Após esse processo, é necessário aguardar por pelo menos 72 horas para iniciar a etapa de rejunte, que também exige mais três dias para secar.
Já o piso vinílico tem instalação prática e limpa: o tempo de cura é muito menor (quando colado) ou até inexistente (quando clicado) e não há necessidade de quebra-quebra, uma vez que ele pode ser aplicado sobre outros pisos já existentes.
Para reformas ultrarrápidas, a Tarkett oferece uma solução de vinílico SPC na Linha Tech, composta por réguas e placas rígidas que não apenas dispensam o uso de adesivos, como é o padrão de pisos clicados, mas inovam ao dispensar a necessidade de nivelar rejuntes (até 3 mm).
Conforto térmico e conforto acústico
Seja em ambientes comerciais ou dentro de casa, o barulho pode ser um problema bem inconveniente. No caso do piso vinílico, no entanto, você não ouvirá aquele irritante toque-toque dos passos, sendo possível caminhar tranquilamente sem se preocupar com o barulho, até mesmo de salto alto.
Esse conforto acústico ocorre pois o piso vinílico absorve melhor o som causado pelo impacto quando comparado a outros revestimentos, reduzindo os ruídos e proporcionando uma acústica mais tranquila e aconchegante aos ambientes.
Da mesma forma, com o vinílico, o conforto térmico é garantido. Não importa se está quente ou frio: ele é agradável em qualquer época do ano. Mesmo nos dias frios, esse tipo de piso é perfeito para caminhar com os pés descalços confortavelmente. Já no calor, você também não sentirá o ambiente abafado.
Fotos: Divulgação