Aprendemos desde pequenos a seguir regras. Fomos e somos treinados a fazer as coisas sempre da mesma forma.
Nas empresas, é dado grande importância ao sistema e ao controle de processos que estabelece padrões de operação, ou seja, fazer da mesma forma sempre.
Ao estabelecer os mesmos hábitos, dizemos para nós mesmos o que esperar como resultado final, ou seja, já temos a certeza do que vai acontecer.
É atribuída a Albert Einstein a frase: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Podemos concluir, então, que somente a mudança é capaz de proporcionar a obtenção de resultados diferentes, o que é lógico a partir das afirmações acima.
Partindo do pressuposto de que ninguém, em sã consciência, muda para obter o pior, é possível dizer então que a mudança é realizada para produzir resultados melhores.
Apesar disso, a mudança é quase sempre motivo de preocupação, de dúvida e gera medo e insegurança.
No ambiente empresarial, implementar um processo de mudança é sempre um grande desafio.
A grande questão é como fazer as pessoas pensarem e agirem de modo diferente, se para elas, muitas vezes, está bom como está.
Tenho passado os últimos vinte anos da minha vida profissional ajudando as empresas a implementarem processos de mudança organizacional e posso dizer que esta é a melhor e mais desafiadora maneira de conseguir melhores resultados.
Desafiadora, porque deve fazer com que as pessoas enfrentem seus medos e sua insegurança quanto ao novo. O desconhecido é sempre um motivo de preocupação, afinal, não sabemos bem o que encontraremos pela frente.
Muitas empresas e seus profissionais atingiram um patamar de tamanha estagnação que, qualquer proposta de mudança, traz grande resistência, mesmo que os resultados que estão sendo conseguidos estejam muito aquém do necessário.
Por outro lado, como já experimentei por inúmeras vezes, se os resultados não são tão ruins, há sempre aqueles que defendem que em time que está ganhando não se mexe (isto não vai dar certo/ sempre foi feito assim/ isso é coisa de maluco).
Tanto uma, quanto outra atitude é o que caracteriza a chamada zona de conforto. Talvez o maior empecilho para levar à frente um processo de melhoria através da mudança.
Para que um processo de mudança aconteça e gere os resultados esperados é necessário um adequado e consistente plano de trabalho. Basicamente, um plano de mudança deve levar em conta cinco etapas:
1- Faça um diagnóstico preciso e real da situação e defina claramente seu objetivo.
2- Trace o plano
3- Estabeleça pontos de controle muito bem definidos.
4- Seja transparente – informe a todos sobre o que se pretende atingir e o que esse espera da contribuição de cada um no processo.
5- Persista, apesar das dificuldades e dos obstáculos do processo.
Se você ou sua empresa estão pensando em implementar um processo de mudança, saiba que não existe a melhor hora para isso.