Araras sedia fórum regional de segurança pública com participação de agentes de Rio Claro
Lideranças regionais de segurança pública participam nesta quinta-feira (22) de um fórum para apresentar os índices do segundo semestre do ano passado. “É muito importante para aumentar a efetividade das forças de segurança de Araras e também da região”, explica o secretário Reginaldo Fernando Chieregatto.
Além de Araras, estão presentes as Guardas Civis Municipais de Iracemápolis, Limeira, Leme, Conchal, Rio Claro e Santa Cruz da Conceição, policiais militares, a Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar do Interior, Capitã PM Tárcila de Miranda Santos, e o Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira, tenente-coronel PM Luiz Bergamasco Pedro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1547 (Segurança Pública).
PF deflagra operação contra comercialização de cédulas falsas
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira dia 22 a Operação Naruto, cumprindo três mandados de busca e apreensão nos municípios de Guarujá/SP e Marabá/PA, em investigação contra introdução de moeda falsa em circulação. A investigação teve início em dezembro de 2021, a partir da prisão em flagrante de um indivíduo na posse de 76 cédulas falsas na cidade de Santos/SP.
Com o aprofundamento da investigação, foi possível identificar que o homem preso havia se associado com outras pessoas na Baixada Santista e no Pará para a comercialização de cédulas falsas na internet. Os indivíduos que passaram a ser investigados possuíam um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas, onde combinavam a aquisição e revenda de cédulas falsas, em uma verdadeira sociedade criminosa.
Além de revender as cédulas falsas, aproveitavam lugares de grande concentração de pessoas, como shows, festas e demais eventos, para trocarem as notas falsas por verdadeiras. Apesar de estarem sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, outros três indivíduos também são investigados pela prática dos crimes.
Durante as buscas, além de aparelhos celulares, foram apreendidos diversos cartões em branco e máquinas leitoras de cartões, as quais poderiam estar sendo utilizadas para clonagens e outras modalidades de estelionato. Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e moeda falsa, podendo ser condenados a penas de até 15 anos de reclusão. Todas as informações são da PF.
Polícia de SP prende dois homens por desmanche ilegal na zona norte da capital
Policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam dois homens, primos, por receptação. Os parentes mantinham uma operação de desmanche de veículos roubados e/ou furtados dentro de uma garagem no bairro do Limão, na zona norte da capital. A detenção aconteceu na terça-feira, dia 20.
O flagrante foi realizado por policiais da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos, da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar). A ação tinha como objetivo localizar um desmanche que receberia um carro Gol furtado. O automóvel foi encontrado na rua Rodolfo Teófilo, em frente ao imóvel onde aconteceu o desmonte.
A equipe permaneceu no local até a chegada de um suspeito, que ocupava um Volkswagen Polo. O homem abriu o portão da casa e foi detido depois de tirar da garagem um Honda Civic, quando se preparava para colocar o carro furtado dentro do imóvel. Ele admitiu a operação de desmanche no local. Os policiais encontraram um anexo, junto à garagem, equipado com ferramentas próprias para desmonte e remarcação de chassis.
Outro suspeito chegou ao imóvel em um Fiat Palio e foi preso assim que entrou na casa. Ele tinha passagem pelo mesmo crime em 2022. No local, foram apreendidos, além dos três veículos, uma moto Yamaha, uma picape Volkswagen Saveiro e placas de um Citröen furtado. Os primos foram autuados por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores. As informações são do governo estadual.