Olá Geekers amados, ou simpatizantes da coluna, Tudo nêgo bão?…..Blz.
Hoje continuamos com nossa série (ou saga) de entrevistas com pessoas que “fazem” Universo Geek Pop.
Hoje vamos conhecer esse rio-clarense “da gema”, que possui importância gigante para a comunidade geek de Rio Claro e região.
Parceiro notável do Geek Pop Fest, abraçou esse “mundo”, com as mãos, braços, pernas, pés e tudo que tem direito. Vem crescendo exponencialmente como também organizador e fornecedor de vários eventos.
Vamos conhece-lo:
– Apresente-se
Me chamo Roberto , tenho 31 anos , sou nascido e resido em Rio Claro – SP , trabalho em uma empresa agropecuária no setor administrativo e tenho como hobby e paixão, esse mundo Cosplay. As pessoas me definem como calmo, paciente e um bom amigo para longas conversas rsrs adoro também me divertir e enfrentar desafios que me impulsionam a ser sempre melhor que ontem.
– Com suas palavras e experiência, defina o “Mundo Cosplay”
Ah, o que falar desse mundo magico onde podemos ser quem a gente quiser? O mundo cosplay vem crescendo e trazendo a chance de realizarmos aquele sonho de infância. Quem nunca quis ser nas brincadeiras o Power Ranger Vermelho? Rsrs, o mundo cosplay nos proporciona através disso trazer nossa arte, maquiagens, roupas , acessórios criativos, para trazer um personagem pra vida real, onde em muitas vezes até interpretamos o jeito, falas e etc de um dando vida a ele. E até fazemos pequenos teatros e apresentações, as quais amo fazer também, onde damos vida refazendo cenas dos personagens nos palcos da forma mais criativa possível.
– Nesse Universo (e Metaverso) Cosplay, você tem uma grande relevância, mas como esse “mundo” entrou em sua vida?
Desde pequeno sempre amei a cultura “geek”, filmes de heróis , animes,etc, então porque não tentar trazer isso pra vida real ? Um dia conheci um desses eventos de anime e vi uma pessoa vestida de um personagem que gostava , e não só vestido como interpretava também ,achei incrível e quis testar essa arte para ver como seria comigo e ai eu amei e comecei a me aprofundar nisso cada vez mais.
– Além de participar ativamente dessas atividades, você tem alguma outra atividade fixa?
Também trabalho em uma empresa agropecuária bem grande, hoje no setor administrativo , porem já estou aqui a 12 anos , onde 11 deles foi na área de vendas. Meus amigos de trabalho sabem do meu hobby, e de certa forma até incentivam e sempre me perguntam curiosos dos lugares que visito, isso é bem importante já que algumas pessoas ficam com vergonha de entrar nesse mundo.
– Cada vez mais estamos vivendo momentos de novas profissões em todos os setores. Você acredita que o Cosplayer profissional já pode ser considerado uma profissão, e que é possível viver dela?
Com certeza. Na verdade já conheço e vejo algumas pessoas como celebridades que hoje só vivem disso, seja como cosmaker (quem produz as peças e fantasias) , como cosplayer, apresentadores, personagens vivos para festas, modelos de revista e até criadores de eventos. O mundo cosplay é bem grande e cada vez mais se expande então cada vez mais viver do mundo cosplay vai se tornando realidade.
– Fale um pouco de como nasceu o AGITA GEEK
O que falar desse projeto que começou com uma reunião de amigos e hoje virou um evento. Desde que comecei no mundo cosplay e participei de vários eventos, alguns até como competidor, tive a vontade de fazer um evento, então só tenho a agradecer a todos que apoiaram esse projeto e sonho particular , onde conseguimos reunir quase 1.000 pessoas , tendo lojistas, cosplayers, competidores, convidados, visitantes de Rio Claro e também de cidades vizinhas.
– Uma pergunta que fazemos a todos os cosplayers entrevistados: Qual foi o seu primeiro Cosplay, e qual o que mais te influenciou até hoje?
Como esquecer o primeiro cosplay, é quase impossível, o meu foi o Law de One Piece, a mais de 7 anos atrás, foi um dia incrível, me sentir um personagem, ver as pessoas me olhando e pedindo foto, até elogiando minha espada que foi meu primeiro item que fiz como cosmaker. Ali foi onde percebi que havia encontrado o mundo que tanto desejava e criando uma nova paixão. Depois disso foram vários (Sub Zero, Omni Man , Assassins Creed, Uzui , Gyomei e vários outros) e claro o de maior de influência, o Kakuzu de Naruto ao qual já tenho com ele 4 premiações , virando até um símbolo de quando as pessoas lembram de mim rsrs.
– Muita coisa mudou desde que “nerd” era uma palavra pejorativa. Hoje “geek” tem uma outra conotação. Conte, na sua opinião, sobre essa transição e o que você “visualiza” como sendo o “Universo Geek” hoje.
Quando penso nisso, fico muito feliz pois vi essa transição acontecendo. Como disse sempre fui apaixonado por esse mundo porém quando eu era mais novo ser um “nerd” era algo visto como vergonhoso, sem futuro, alguns até sofriam bullying nas escolas. Porém ver hoje os jovens com a mesma idade usando roupas geek, e sendo de certa forma “descolados”, me deixa feliz, pois o que antes era algo bobo e pouco falado hoje se tornou de certa forma um comércio e paixão compartilhada. Como falado acima, alguns até vivendo disso, então esse universo em expansão geek que engloba tudo, filmes, séries, músicas, artes e desenhos, chega a ser mágico.
– Além de promover o Agita Geek, e ter parceria com o Geek Pop Fest, você presta serviços para outros eventos ?
Como disse anteriormente, o Agita nunca sairia do papel sem a ajuda e as parcerias ao qual agradeço muito, e sim além do Geek Pop Fest que temos uma grande parceria, onde também tive o prazer de participar como Jurado Cosplay, me trazendo mais experiência para minha jornada pessoal Cosplay, e os amigos e recepção incrível nesse dia memorável do evento que rasgo elogios pela organização incrível comandada pelo Celso Marcondes, e já fico ansioso pelo próximo rsrs, também temos parceria com a Paladino Studios que faz o Circuito Anime Geek em várias cidades da região, sempre com novidades e a preocupação com seus participantes, também fomos chamados para auxiliar em outro lugares como igrejas , condomínios , para fazer festa com crianças e ser atração que vão da cidade de Rio Claro até São Paulo as participações, onde esse ano além de eventos e trabalhos Cosplay, o Agita também está com atrações para ajudar nossos amigos e parceiros , com Maid Café , JellyBall, Área de Games , Guilda de Aventuras e muito mais.
– Sabemos que muitas pessoas não entendem direito o que é Cosplay, ou o que é o Universo geek por muitas vezes. Somente participando e sentindo a energia e a alegria dos eventos e dos encontros é que muita gente acaba sabendo e entendendo toda a magia desse mundo ou dessa comunidade. Em suas palavras, como você explicaria “tudo isso” a alguém que não é familiarizado, mas está lendo sua entrevista?
Eu acho que eu diria , venha conhecer mais de uma vez sempre com a mente cada vez mais aberta, uma vez sentindo essa magia e essa comunidade que sempre está de braços abertos, o universo é grande então conhecer as pessoas, conversar com elas, ver elas explicando suas áreas com o brilho e paixão no olhar é mágico. E com o tempo deixar isso entrar no seu coração também, já que esse mundo abrange muito mais que só o cosplay, pois engloba filmes, hobbies, competições, astros de filme, projetos sociais. Então fica o convite , venha com a gente e sempre teremos o prazer de mostrar tudo e explicar esse mundo.
– Para terminar, o que você falaria, ou recomendaria para alguém que deseja “entrar” no mundo Cosplay?
Eu diria “faça isso mesmo que você vai amar rsrs”, brincadeiras à parte, comece pequeno. Vemos pessoas querendo entrar nesse mundo já de cabeça, começando com orçamentos altos e tendo crises de ansiedade pela perfeição e às vezes, acaba vindo a frustação por não atingir. Então calma, pois dessa forma você vai perder o principal que é se divertir e aproveitar esse tempo. Comece com um personagem simples que você gosta, veja e sinta essa energia, as brincadeiras que o pessoal faz, viva o momento de ser um personagem que você ama , para no final sair com a sensação de dever cumprido e o gostinho de quero mais.
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Até a próxima, aventureiros.
VAI ROLAR:
25 Fevereiro – NATSU MATSURI – São Vicente – @soraproducoes
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação